http://www.cvc.com.br/site/turismo/1,87,,n,paris - preços de hoje - 15 de julho de 2011
E para fazer o passaporte? http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte
O segundo passo é obter o visto no Consulado da França, que em Curitiba, fica nesse endereço:
Rua Fernando Amaro, 154 - 1º andar - Sala 13 - Maison de France - Espaço "A Fábrika" - Alto da XV
CEP 80045-080 - Curitiba - PR
telefone/fax (0xx41) 3024-0841
Expediente: 5ª feiras das 9:30 às 12:30h
Viu? Nem é tão impossível assim....agora, continuemos com nossa "viagem". No último post, paramos em frente à Eglise Saint Denys. Dali, vamos seguir pela Avenue de la République, em direção ao Sul. Eu olho para trás, e vejo a eglise ficando cada vez menor:
Agora não há muito que ver, já que há muitas árvores e arbustos encobrindo as casas. Mais uma quadra, e chego a uma grande rotatória, chamada de Rond-point du Christ. Ali, faço a volta e sigo pela Avenue de Stalingrad. Essa Avenue irá me levar em direção a Paris (estou perto do Le Bourget, o antigo Aeroporto). Segundo um mapa que vi, essa é a área mais pobre de Paris, onde vivem os imigrantes e os habitantes de baixa renda (ganham 16 mil euros/ano). Só vejo mato e um pequeno símbolo, na beira da estrada. Acho que alguém morreu acidentado ali, e fizeram como fazem no Brasil:
Logo vejo uma grande estrutura. Pensei que fosse um shopping, mas é a Brico, uma loja que tem desde móveis até materiais elétricos e hidráulicos, e outras coisas, para construção:
Depois, passo por um viaduto e continuo pela Avenue de Stalingrad. Percebo casas simples, mas todas de material. E, em seguida, uma cena interessante: o Groupe Scolaire Jean Jaurès, também conhecido como Ecole Elémentaire. Jean Jaurès (1859/1914) foi um dos fundadores, em 1902, do Partido Socialista Francês, e foi assassinado no início da Primeira Guerra. Agora, cede seu nome a uma Escola Primária. E percebo que a mulher que leva a criança para a escola usa um hijab (véu) na cabeça, demonstrando ser muçulmana. Se levarmos em consideração que essa é uma área de imigrantes empobrecidos...
Engraçado. Agora tenho a sensação de estar no "mundo real", pois vejo mães levando seus filhos à escola, carros parados na frente das casas, pessoas andando, esperando ônibus, caminhando, roupas nos varais..Até agora, esse cotidiano não estava ainda tão visível...Mas aqui, sinto isso. Agora, chego à esquina com a Avenue du Général de Gaulle, onde fica o Lycée Simone de Beauvoir (foto abaixo):
Definitivamente, estou na França. Charles de Gaulle e Simone de Beauvoir são dois nomes importantes, na cultura francesa. E a Avenue de Stalingrad continua. Duas coisas que percebi aqui: há muitos muçulmanos (vi vários) e empresas de automóveis (Renault, Fiat, Wolkswagen e Suzuki). E agora encontrei um McDonald's em Paris:
Esse fica na Avenue de Stalingrad, bem em frente ao Val-d'Oise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário