terça-feira, 17 de maio de 2011

Voltando no Tempo

Como Professor de História, sempre "volto no tempo", para a época e o lugar que eu quiser...posso ir para o Egito Antigo, ou para a ágora de Atenas, como também posso visitar o Palácio de Versalhes ou o Muro de Berlim.

Mas, como todo Professor de História, aliás, como toda pessoa, tenho minhas predileções. E uma delas é a História Cultural do Século XX. Acho fascinante imaginar como deveria ser viver há 100 anos, quando tudo era mais difícil, mas também parecia que havia mais "tempo". Hoje, decidi fazer isso: uma viagem no tempo, ao ano de 1911, quem sabe ao mês de maio, e vim buscar você, para "viajar" comigo. Vamos?

Primeiramente, vou entrar na Wikipédia, digitando o ano de 1911...pronto! Deixe-me ver o que tem aqui...

Ronald Reagan (ex-Presidente dos EUA) e Josef Mengele (carrasco nazista) nasceram nesse ano. Os atores Paulo Gracindo e Mário Lago (já falecidos), também.

Entrando na seção Cinema, descubro que as atrizes Jean Harlow e Ginger Rogers também nasceram em 1911. Na seção Literatura, descubro que Emiliano Perneta foi "eleito", no Passeio Público, como "príncipe dos poetas paranaenses". Também descubro que nasceram, nesse ano, o escritor Teneessee Williams (escreveu Gata em Teto de Zinco Quente). Na seção Música, descubro que nasceram Nelson Cavaquinho e Assis Valente, em 1911. Os astros da televisão, Lucille Ball e Roy Rogers, também...

Mas não entrei aqui para fazer lista de nascidos. Meu objetivo é compreender como era a vida, naqueles tempos. Então, vejamos:

Já sei que existia o Passeio Público de Curitiba, em 1911. Será que consigo fotos? Entrei no Google Imagens, e olhem o que eu descobri:


Em 1911, o poeta Emiliano Perneta escreveu Ilusão. E foi homenageado, no Passeio Público, por essa multidão, que você vê na foto, como "príncipe dos poetas paranaenses" (quem era o rei???). É interessante vermos que tanta gente foi ao Passeio homenagear alguém que, cem anos depois, nem é conhecido. Também é interessante vermos a quantidade de chapéus, na foto. Lembre-se: não se saía sem chapéu, de casa, em 1911...

Fonte: http://manifestotavernista.blogspot.com/2010/03/uma-noite-na-taverna-com-poesia-de_29.html

Em outra fonte, descubro que o Passeio Público foi inaugurado em 1886, e que seu portal foi construído em 1913. Em 1911, portanto, ele não existia. Também descubro que ele é uma réplica da entrada do cemitério de cães, em Paris (adorava-se tudo que era francês, inclusive portões de cemitérios de cães).

Fonte: http://jornale.com.br/wicca/?p=1542

Vamos parar de falar do Passeio Público, e vamos a Paris..E, por falar em cães, achei uma foto de uma mulher, passeando no Bois de Boulogne, plena Paris, em 1911, com seus cãezinhos, que ainda não tinham ido para o cemitério de cães...será que depois eles foram?


Percebi uma coisa: já haviam fotos simples, sem ser de pessoas famosas, em 1911. Também haviam automóveis, bem estranhos, e as mulheres ainda usavam vestidos compridos e chapéus. Paris já ditava modas, nessa época...

E os chapéus faziam parte dessa moda. Olhe essa foto, tirada em 1911. A mulher sentada é a Rainha Mary (1867/1953), esposa do Rei George V. Foi coroada em 1911 e era mãe do Príncipe Edward. Ele chegou a ser coroado Edward VIII, mas abdicou por uma plebéia. Graças a isso, seu irmão George assumiu o trono, como George VI e a filha deste, Elizabeth seria a atual Elizabeth II. Ou seja: se não fosse uma plebéia, hoje você não poderia assistir ao casamento do Príncipe William com a Kate, mesmo porque eles nem seriam tão importantes....Essa senhora sentada, posando para uma foto, no ano em que foi coroada Rainha, é tataravó do Príncipe William...


Poderia ficar aqui horas, falando sobre o ano de 1911. Mas, acho que o post ficaria chato. Quem vai gostar de ver essas fotos é o Professor Flávio, que gosta muito de fotos antigas. Viajar no tempo é, realmente, uma experiência fascinante, e fica ainda melhor com a tecnologia a nosso dispor...Viu como podemos descobrir assuntos, facilmente?

Ha! Se você souber quem é o "rei dos poetas paranaenses", me avise, ok? Ganha um bombom...^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário