quinta-feira, 23 de junho de 2011

Viajando a Paris (Parte 1)

Outro dia, realizei uma "viagem no tempo virtual", e fui para o ano de 1811, cem anos no passado. Hoje, vou realizar uma viagem no espaço, e vou "conhecer" Paris, capital da França...

Primeiramente, temos que viajar de avião até a França, e desembarcar no Aeroporto Charles de Gaulle:


Sairemos do Aeroporto pela Route des Baudauds, em direção oeste. Observo o estacionamento à minha esquerda (na foto acima), mas ainda não tive a sensação de estar na França...Um pouco mais à frente, chego a um viaduto, a outro, e vejo uma placa, indicando que a a rodovia A1 me levará a Paris...voilá! Estou na França!!!! Agora, vou em direção à Avenue Charles de Gaulle:


Essa foto foi tirada logo no início da Avenue Charles de Gaulle. A rua que você vê à esquerda é a Aillée du Verger. A gente dá uma voltinha (há uma "ilha") e segue em frente. Interessante: apesar de estar na capital do país, a sensação que tenho, ainda, é a de estar numa cidadezinha do interior. Olhe a foto abaixo. Não parece uma cidadezinha menor? Mas é o início da Avenue Charles de Gaulle. Vamos adiante:


Vejo o Restaurant Japonais Oishii (direita), a Chemin de Montmorency (rua, à direita), o Bar Le Grill (esquerda), e percebo que há algo estranho...estou na contramão!!!! Entro por uma viela, para sair em outra rua. É a Rue Claude des Mesmes (foto abaixo), que desemboca na Rue Chalot:


Ambas são ruas com calçamento de pedra, que dão um ar pitoresco ao local. As casas têm aparência de antigas, mas os carros, parados em frente, são bem modernos. Ando mais um pouco e saio na Rue Houdart, que segue na direção que procuro (oeste). Passo pelo Petit Casino, uma espécie de mercearia, que expões frutas na frente da loja, em frente ao Moonsushi, e perto da Rue Dorval. Paro na esquina e observo:


À esquerda, fica a Rue Dorval. Em frente, segue a Rue Houdart, em direção ao centro, e à direita, é a Rue Jean Moulin. As construções são tipicamente francesas...sigo em frente...vejo uma "pharmacie" (direita) e vários casarões antigos...a sensação de estar numa cidade do interior permanece...agora, chego a um cruzamento: a Rue Houdart se encontra com a Charles de Gaulle...ótimo!


Na foto abaixo, a Charles de Gaulle é a da esquerda, e eu vou seguir em direição à direita. A "eglise" ("igreja") que você vê ao fundo é a Roissy en France (um dos pilares dessa igreja é de 1574):


Estou novamente na Charles de Gaulle, que agora é que se torna avenue. Até então, era rue...E, repentinamente, vira rue novamnete...que confusão! Mas, sigo em frente, e vendo que Paris não é muito diferente, pelo menos até aqui, do que eu conheço no Brasil. Vejo algo com o nome Volvo, e logo em seguida saio numa área de plantações...pelo que entendi, Roissy en France é uma espécie de subúrbio ou algo assim, a leste de Paris...


Como você vê, é um trecho sem construções, apenas campos arados e plantações. Calculo que deve ter uns 2,5 Km. Finalmente, vejo algo: é o Grill du Relais (um restaurante), à direita. Agora, viro à esquerda, para seguir para Paris. Sigo a Route de Flandres, passo pelo Hotel Ibis Gonesse (esquerda), e mais à frente viro à direita, para sair na Route Départementale. Sigo em frente, até a rotatória, e saio na Rue Nungesser et Coli, viro à direita na Rue Berthelot e sigo até a Rue de Paris:


É nessa rua que fica o Hôtel de Ville e o Pigeonnier:


O Hôtel é, na verdade, a Câmara Municipal de Gonesse, nome dessa região onde estou. Não é um hotel para se hospedar...


E o Pigeonnier é, na verdade, um pombal, local destinado à moradia das pombas (pigeons). Eles eram construídos para que se "prendessem" as pombas na época de semeadura, e também para recolher o esterco delas...

Vou parar nossa "viagem" por aqui. Num outro post, continuamos, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário