domingo, 31 de julho de 2011

Viajando a Paris (Parte 4)

Se um dia você for a Paris, saberá se comunicar? No Youtube, há diversas aulas de francês. Agorinha mesmo, estava vendo uma, que ensina a falar Salut (oi), Ça va (Tudo bem) e et toi (e você). Então, se um francês lhe perguntar Ça va (Tudo bem?), você pode responder Ça va, et toi? (Tudo bem, e você?). Simples não é? O endereço é esse: http://www.youtube.com/watch?v=DKVf3Wo2BUI&feature=related

No último post, eu havia parado em frente ao McDonald's, e em frente ao Val-d'Oise. Na verdade, Val-d'Oise é um departamento francês, e o Aeroporto Charles de Gaulle fica nele. A França é dividida em 101 departamentos (département, em francês), e o Val-d'Oise é o de número 95 (http://fr.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9partements_fran%C3%A7ais)

Agora, sigo pela Avenue de Stalingrad, em direção a Paris. Do meu lado direito, uma cerca de metal verde, separando a Avenue do mato; do outro, casas e sobrados simples:


Em seguida, vejo um posto de gasolina, onde leio Bienvenue (Bem vindo), um Restaurant com Karaokê (na esquina da Rua Pasteur com a Avenue de Stalingrad) e uma concessionária da Mercedes Benz. Depois, chego à Avenue de Stalingrad Déviation (um desvio). Após esse desvio (que é um elevado), volto a trafegar normalmente. Agora, sinto um ar de modernidade. Aquelas casas mais antigas foram substituídas por pequenos prédios de apartamentos:


Agora o movimento começa a aumentar: carros, motocicletas, pessoas nas calçadas, barulho...Acho que estou me aproximando do centro:


Agora, cheguei na esquina com a Avenue Division Leclerc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário