domingo, 31 de julho de 2011

Viajando a Paris (Parte 4)

Se um dia você for a Paris, saberá se comunicar? No Youtube, há diversas aulas de francês. Agorinha mesmo, estava vendo uma, que ensina a falar Salut (oi), Ça va (Tudo bem) e et toi (e você). Então, se um francês lhe perguntar Ça va (Tudo bem?), você pode responder Ça va, et toi? (Tudo bem, e você?). Simples não é? O endereço é esse: http://www.youtube.com/watch?v=DKVf3Wo2BUI&feature=related

No último post, eu havia parado em frente ao McDonald's, e em frente ao Val-d'Oise. Na verdade, Val-d'Oise é um departamento francês, e o Aeroporto Charles de Gaulle fica nele. A França é dividida em 101 departamentos (département, em francês), e o Val-d'Oise é o de número 95 (http://fr.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9partements_fran%C3%A7ais)

Agora, sigo pela Avenue de Stalingrad, em direção a Paris. Do meu lado direito, uma cerca de metal verde, separando a Avenue do mato; do outro, casas e sobrados simples:


Em seguida, vejo um posto de gasolina, onde leio Bienvenue (Bem vindo), um Restaurant com Karaokê (na esquina da Rua Pasteur com a Avenue de Stalingrad) e uma concessionária da Mercedes Benz. Depois, chego à Avenue de Stalingrad Déviation (um desvio). Após esse desvio (que é um elevado), volto a trafegar normalmente. Agora, sinto um ar de modernidade. Aquelas casas mais antigas foram substituídas por pequenos prédios de apartamentos:


Agora o movimento começa a aumentar: carros, motocicletas, pessoas nas calçadas, barulho...Acho que estou me aproximando do centro:


Agora, cheguei na esquina com a Avenue Division Leclerc.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Viajando a Paris (Parte 3)

Você sabe quanto está uma viagem a Paris? Pela CVC, 9 dias em Paris saem por R$3341,52. E isso pode ser pago em várias vezes, no cartão. Sabem porque falo isso? Para que você veja que viajar para a Europa, para a França, para Paris, não é impossível...

http://www.cvc.com.br/site/turismo/1,87,,n,paris - preços de hoje - 15 de julho de 2011

E para fazer o passaportehttp://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

O segundo passo é obter o visto no Consulado da França, que em Curitiba, fica nesse endereço:


Consulado Honorário da França em Curitiba - PR

Rua Fernando Amaro, 154 - 1º andar - Sala 13 - Maison de France - Espaço "A Fábrika" - Alto da XV
CEP 80045-080 - Curitiba - PR
telefone/fax (0xx41) 3024-0841
Expediente: 5ª feiras das 9:30 às 12:30h

Viu? Nem é tão impossível assim....agora, continuemos com nossa "viagem". No último post, paramos em frente à Eglise Saint Denys. Dali, vamos seguir pela Avenue de la République, em direção ao Sul. Eu olho para trás, e vejo a eglise ficando cada vez menor:


Agora não há muito que ver, já que há muitas árvores e arbustos encobrindo as casas. Mais uma quadra, e chego a uma grande rotatória, chamada de Rond-point du Christ. Ali, faço a volta e sigo pela Avenue de Stalingrad. Essa Avenue irá me levar em direção a Paris (estou perto do Le Bourget, o antigo Aeroporto). Segundo um mapa que vi, essa é a área mais pobre de Paris, onde vivem os imigrantes e os habitantes de baixa renda (ganham 16 mil euros/ano). Só vejo mato e um pequeno símbolo, na beira da estrada. Acho que alguém morreu acidentado ali, e fizeram como fazem no Brasil:


Logo vejo uma grande estrutura. Pensei que fosse um shopping, mas é a Brico, uma loja que tem desde móveis até materiais elétricos e hidráulicos, e outras coisas, para construção:  


Depois, passo por um viaduto e continuo pela Avenue de Stalingrad. Percebo casas simples, mas todas de material. E, em seguida, uma cena interessante: o Groupe Scolaire Jean Jaurès, também conhecido como Ecole Elémentaire. Jean Jaurès (1859/1914) foi um dos fundadores, em 1902, do Partido Socialista Francês, e foi assassinado no início da Primeira Guerra. Agora, cede seu nome a uma Escola Primária. E percebo que a mulher que leva a criança para a escola usa um hijab (véu) na cabeça, demonstrando ser muçulmana. Se levarmos em consideração que essa é uma área de imigrantes empobrecidos...


Engraçado. Agora tenho a sensação de estar no "mundo real", pois vejo mães levando seus filhos à escola, carros parados na frente das casas, pessoas andando, esperando ônibus, caminhando, roupas nos varais..Até agora, esse cotidiano não estava ainda tão visível...Mas aqui, sinto isso. Agora, chego à esquina com a Avenue du Général de Gaulle, onde fica o Lycée Simone de Beauvoir (foto abaixo):


Definitivamente, estou na França. Charles de Gaulle e Simone de Beauvoir são dois nomes importantes, na cultura francesa. E a Avenue de Stalingrad continua. Duas coisas que percebi aqui: há muitos muçulmanos (vi vários) e empresas de automóveis (Renault, Fiat, Wolkswagen e Suzuki). E agora encontrei um McDonald's em Paris


Esse fica na Avenue de Stalingrad, bem em frente ao Val-d'Oise.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Viajando a Paris (Parte 2)

Gostou de nossa "viagem" a Paris? E que tal continuarmos? Lembrando que, na parte 1, saímos do Aeroporto Charles de Gaulle, e nos dirigimos para o cetro da cidade, chegando à Rue de Paris, em frente a um pigeonnier (pombal). Vamos seguir daí em diante.

Uma quadra depois do pigeonnier, chego a um cruzamento: ao Norte, a Avenue Robert Schuman; ao Sul, a Rue Nungesser et Coli; a Leste, a Rue de Paris e a Oeste, a Avenue Raymond Rambert, que é para onde irei.


Logo no início da Avenue Raymond Rambert, vejo várias lojas, do lado direito. Entre elas, o Cafe-Bar-Restaurant Mediterranee (foto abaixo), e percebo que não é tão difícil se localizar, por aqui. O trânsito, as ruas, o comércio, me lembram muito o que tenho de referência, no Brasil. Então, fica tudo mais fácil...


Mas uma coisa que é diferente, e acho que completa o encanto que Paris exerce sobre as pessoas, é o estilo arquitetônico. Observe, na foto abaixo, essa casa, que fica do lado esquerdo da Avenue Raymond Rambert. Os tijolos ao redor das janelas, as janelas de cima, redondas, as chaminés, tudo parece nos remeter à outra época, outra era...e isso só é possível num país que tem longa história, e a preserva...


Depois dessa casa, a rue por onde estou trafegando, fica mais bonita, cheia de árvores, arbustos e flores. Acho que a jardinagem é um dom dos franceses, e logo lembro dos jardins de Versalhes. Observe a foto abaixo. Essa calçada fica à margem da Rue Raymond Rambert, alguns metros depois da casa que vimos na outra foto. Veja o cuidado com que os franceses cuidam de suas calçadas...


Agora, cheguei ao fim da Rue Raymond Rambert. Daqui em diante, ela passa a se chamar Avenue de la République. Continuo no sentido Oeste. Passo por uma rotatória, vejo um posto da Esso do lado esquerdo, um sobrado do lado direito, e sigo em frente. Ao lado dessa avenue, tem uma rue, a Rue du Professeur Esclangon, que a acompanha de forma paralela:


Paris tem alguma coisa de pitoresca, nessa região. Se você olhar de forma geral, não percebe muito. Mas, quando olha os arbustos, as construções, as grades, as cercas, os detalhes, começa a sentir um pouco da atmosfera dessa cidade...

Cheguei a outra rotatória, onde há uma fonte, chamada Fontaine à Arnouville-lès-Gonesse. Segundo a Wikipédia, Jean-Baptiste de Machault de Arnouville (1701/1794) trabalhou em diversas funções, no Governo do Rei Luis  XV. Seu nome foi dado ao município de Arnouville, e a fonte é um de seus monumentos históricos, tendo sido construída em 1745.


Abaixo, a Fontaine à Arnouville-lès-Gonesse:




Logo que passo a rotatória, vejo uma brasserie, a Brasserie de La Fontaine. Para os franceses, uma brasserie pode ser tanto um restaurante como uma cervejaria. e nessa brasserie tem a marca da cerveja Heineken. Você pode pedir uma cerveja Heineken e sentar-se numa daquelas mesinhas, que ficam do lado de fora. Repare na rotatória, ao fundo:


Vamos seguir em frente. Nesse trecho, a Avenue de la République vira uma viela, com sobrados fechando ambos os lados, e pouca visibilidade para além. Uma quadra depois, outra rotatória. Começo a achar que franceses adoram rotatórias, ou as ruas da cidade são muito complexas, por isso tantas...Viro a direita na rotatória e fico diante de mais um ponto turístico da região, a église Saint Denys.


 Como você pode ver, tirei essa "foto" como se estivesse na rotatória. A rua que está na minha frente é a Avenue de la République. Essa viela onde estão os carros estacionados é a Rue du Ratelier. As placas indicam a eglise, que foi construída em 1782 por Jean-Baptiste Chaussard, e o cheteau (castelo), que fica mais adiante. Esse chateau era a residência de Jean-Baptiste de Machault de Arnouville:




E com esse trio de locais turísticos (a fontaine, a eglise e o chateau), terminamos a segunda parte de nossa viagem...