domingo, 2 de janeiro de 2011

Posse de Dilma Rousseff

E a Presidenta (ela quer ser chamada assim) Dilma tomou posse do Governo. Vamos torcer para que ela realmente tenha força e faça ao menos metade do que prometeu. Abaixo, vou colocar o nome dos ministros (na charge acima) e, em seguida, alguns trechos do discurso de posse:

Na charge abaixo, Dilma e Temer observam seu Ministério (*Ilustração: Bira Dantas - G1)

1 - Nelson Jobim (PMDB) - Defesa
2 - Helena Chagas - Comunicação Social
3 - Moreira Franco (PMDB) - Assuntos Estratégicos
4 - Garibaldi Alves (PMDB) - Previdência
5 - Pedro Novais (PMDB) - Turismo
6 - Wagner Rossi (PMDB) - Agricultura
7 - Edison Lobão (PMDB) - Minas e Energia
8 - General José Elito Carvalho - Segurança Institucional
9 - Jorge Hage - Controladoria-Geral da União
10 - Carlos Lupi (PDT) - Trabalho
11 - Mário Negromonte (PP) - Cidades
12 - Orlando Silva Jr. (PC do B) - Esporte
13 - Izabella Teixeira - Meio Ambiente
14 - Anna de Hollanda - Cultura
15 - Alexandre Tombini - Banco Central
16 - Luís Inácio de Oliveira Adams - Advocacia-Geral da União
17 - Antonio Patriota - Relações Exteriores
18 - Alfredo Nascimento (PR) - Transportes
19 - Iriny Lopes (PT) - Políticas para as Mulheres
20 - Luíza de Bairros (PT) - Igualdade Racial
21 - Luiz Sérgio (PT) - Relações Institucionais
22 - Miriam Belchior (PT) - Planejamento
23 - José Eduardo Cardozo (PT) - Justiça
24 - Tereza Campelo (PT) - Desenvolvimento Social
25 - Fernando Pimentel (PT) - Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
26 - Fernando Bezerra Coelho (PSB) - Integração Social
27 - Leônidas Cristino (PSB) - Portos
28 - Fernando Haddad (PT) - Educação
29 - Guido Mantega (PT) - Fazenda
30 - Ideli Salvatti (PT) - Pesca
31 - Maria do Rosário (PT) - Direitos Humanos
32 - Alexandre Padilha (PT) - Saúde
33 - Antonio Palocci (PT) - Casa Civil
34 - Paulo Bernardo (PT) - Comunicações
35 - Afonso Florence (PT) - Desenvolvimento Agrário
36 - Aloízio Mercadante (PT) - Ciência & Tecnologia
37 - Gilberto Carvalho (PT) - Secretaria-Geral da Presidência

Trechos:

Vivemos um dos melhores períodos da vida nacional. Milhões de empregos estão sendo criados. Nossa taxa de crescimento mais que dobrou. Encerramos um longo período de dependência do Fundo Monetário Internacional ao mesmo tempo em que superamos a nossa dívida externa. Reduzimos, sobretudo, a nossa dívida social, a nossa histórica dívida social, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria e ajudando outros milhões a alcançar a classe média.


Para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento é preciso garantir a estabilidade, especialmente a estabilidade de preços e seguir eliminando as travas que ainda inibem o dinamismo da nossa economia, facilitando a produção e estimulando a capacidade empreendedora de nosso povo, da grande empresa até os pequenos negócios locais, do agronegócio à agricultura familiar.

Uma expressiva mobilidade social ocorreu nos dois mandatos do presidente Lula, mas ainda existe pobreza a envergonhar nosso País e a impedir nossa afirmação plena como povo desenvolvido. Não vou descansar enquanto houver brasileiro sem alimento na mesa. O congraçamento das famílias se dá no alimento, na paz e na alegria. É este o sonho que vou perseguir.

Queridas brasileiras e queridos brasileiros, junto com a erradicação da miséria, será prioridade do meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança.
Nas últimas décadas, o Brasil universalizou o ensino fundamental, porém é preciso melhorar a sua qualidade e aumentar as vagas no ensino infantil e no ensino médio. Para isso, vamos ajudar decididamente os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré-escolas. No ensino médio, além do aumento do investimento público, vamos estender a vitoriosa experiência do ProUni para o ensino médio e profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade.
Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso dos professores e da sociedade com a educação das crianças e dos jovens. Somente com o avanço na qualidade do ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento.
O êxito dessa experiência deve nos estimular a unir as forças de segurança no combate, sem tréguas, ao crime organizado, que sofistica a cada dia seu poder de fogo e suas técnicas de aliciamento dos jovens. Buscaremos, também, uma maior capacitação federal na área de inteligência e no controle das fronteiras, com uso de modernas tecnologias e treinamento profissional permanente. Reitero meu compromisso de agir no combate às drogas, em especial ao avanço do crack, que desintegra a nossa juventude e infelicita as nossas famílias.
Pela primeira vez, o Brasil se vê diante da oportunidade real de se tornar, de ser uma nação desenvolvida, uma nação com a marca inerente também da cultura e do estilo brasileiro: o amor, a generosidade, a criatividade e a tolerância. Uma nação em que a preservação das reservas naturais e das suas imensas florestas, associada à rica biodiversidade e à matriz energética mais limpa do mundo permitem um projeto inédito de país desenvolvido com forte componente ambiental.
O mundo vive um ritmo cada vez mais acelerado de revolução tecnológica. Ela se processa tanto na decifração de códigos desvendadores da vida quanto na explosão da comunicação e da informática. Temos avançado na pesquisa e na tecnologia, mas precisamos avançar muito mais.
Vamos investir em cultura, ampliando a produção e o consumo em todas as regiões de nossos bens culturais, e expandir uma exportação de nossa música, cinema e literatura, signos vivos de nossa presença no mundo. Em suma, temos que combater a miséria, que é a forma mais trágica de atraso, e, ao mesmo tempo, avançar, investindo fortemente nas áreas mais modernas e sofisticadas da invenção tecnológica, da criação intelectual e da produção artística e cultural. Justiça social, moralidade, conhecimento, invenção e criatividade devem ser mais que nunca conceitos vivos no dia a dia da nossa nação.
Queridas e queridos brasileiros e brasileiras, considero uma missão sagrada do Brasil a de mostrar ao mundo que é possível um País crescer aceleradamente sem destruir o meio ambiente.
Reafirmo meu compromisso inegociável com a garantia plena das liberdades individuais, da liberdade de culto e de religião, da liberdade de imprensa e de opinião.
Reafirmo o que disse, ao longo da campanha, que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem como eu e tantos outros da minha geração lutamos contra o arbítrio, a censura e a ditadura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos no nosso País e como bandeira sagrada de todos os povos.
Eu e meu vice-Presidente, Michel Temer, formos eleitos por uma ampla coligação partidária. Estamos construindo com eles um governo, onde capacidade profissional, liderança, e a disposição de servir ao País serão os critérios fundamentais.
Mais uma vez, estendo minha mão aos partidos de oposição e às parcelas da sociedade que não estiveram conosco na recente jornada eleitoral. Não haverá de minha parte e do meu governo discriminação, privilégios ou compadrinho.
A partir deste momento, sou a presidente de todos os brasileiros, sob a égide dos valores republicanos. Serei rígida na defesa do interesse público, não haverá compromisso com o desvio e o mal feito, a corrupção será combatida permanentemente e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para atuarem com firmeza e autonomia.
Para ler na íntegra: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário