sábado, 11 de dezembro de 2010

Parábola do Joio

"O Reino do Céu é semelhante a um homem que semeou a boa semente em seu campo. Mas enquanto dormiam, veio o inimigo e semeou o joio (má semente) no meio da boa.
Quando a erva nasceu, todos viram que no meio dela estava o joio. Mas o semeador sabia que fora o inimigo que fizera aquele mau-feito.
Perguntaram se queria que arrancasse o joio, e ele disse: - Se arrancam agora, acabam por arrancar o trigo também! Esperem que chegue a hora de colher, retirem primeiramente o joio, para queimar, e depois o trigo, que será guardado nos celeiros..."
Fonte: http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia37.htm


Cyperus rotundus, mais conhecida como tiriricajunça ou barba-de-bode, é uma plantapequena, de rápido desenvolvimento, pertencente à família Cyperaceae, e ao gênero Cyperus. Produz pequenos tubérculos de alto poder regenerativo (um único tubérculo cortado pode dar origem a várias plantas) ricos em fitormônios, sendo usado inclusive na produção de mudas de outras plantas por estaqueamento. É uma erva daninha de difícil controle no campo, quer seja por controle mecânico (capinas) ou mesmo por herbicidas.
Fonte: Wikipédia


Coloquei essas duas referências, uma bíblica e outra científica, para demonstrar que, às vezes, até religião e ciência se unem. Nesse caso, na constatação de que a tiririca é uma erva-daninha, que só serve para atrapalhar o plantio...Assim como no "reino vegetal", no "reino animal" isso também ocorre...Existem certas "tiriricas" que só servem mesmo para criar polêmica, mudar conceitos (corretos), "plantar" confusão, etc. 
Não me considero tradicionalista e até gosto de mudanças, quando são benéficas. Mas há algumas que, sinceramente, não sei para que servem.
Colocar na política, que já anda desgastada, pessoas que só servirão para transformá-la em uma "coisa" ainda mais jocosa e folhetinesca, é um passo atrás no desenvolvimento de um país...


Costumo dizer aos meus alunos que a palavra "política" vem de pólis. As cidades gregas eram chamadas de "pólis". Então, política, para os gregos, se referia a discutir os problemas de sua cidade. Naquele tempo, cada cidade era auto-suficiente, e os cidadãos eram TODOS responsáveis pelas decisões (menos mulheres, escravos e estrangeiros).
Com o tempo, porém, as cidades se uniram em reinos, países, nações, impérios. E foi ficando cada vez mais difícil reunir TODOS os cidadãos, cada vez que era necessário discutir algo. Mesmo assim, há o VOTO. Através dele, escolhemos quem irá nos representar nas discussões, nos debates sobre nossas necessidades.
EU não estou na Prefeitura, nem no Palácio do Governo, nem em Brasília. Mas sei que há representantes meus lá, escolhidos por mim, para discutir os MEUS interesses. SE assim não o fizerem, escolho outros...
Mas, sinceramente, não pretendo que uma PLANTA me represente, que discuta meu aumento de salário, as regras do meu trabalho, as melhorias na minha cidade, os caminhos da educação, segurança, saúde e tantos outros assuntos, que a vida moderna possui, e os gregos não possuíam...
Desejo, sinceramente, que em 2011, os rumos da política nesse país sejam os da decência, da honestidade, da seriedade...Preciso ver que meus alunos ainda podem crer em algo, assim como eu e meus colegas professores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário