domingo, 10 de outubro de 2010

"Ah...Os olhos da Maitê..."

Ah, os olhos da Maitê...Quem vê a Maitê Proença apanhando do marido na novela "Passione", por ter sido pega com o amante bem mais jovem, nem sempre sabe como ela era vista de forma diferente, nos anos 80...

A atriz Maitê Proença nasceu em São Paulo, em 1958. Filha de Dona Margot e Seu Eduardo. Passou a infância em Campinas, e foi educada em uma escola americana, onde estudavam filhos de missionários, industriais e outros estrangeiros residentes no país.
Em 1970, com a morte de D. Margot, Maitê e seu irmão mais novo, René Augusto (nascido em 1963), foram colocados num pensionato luterano, onde ficariam por três anos. Dali, a menina iria para Paris, somente voltando quase adulta.
Por volta de 1977, viajou pelo mundo, conhecendo países da Europa, África e Ásia. Voltou ao Brasil, porque seu pai estava doente.
A idéia era ficar por aqui por pouco tempo, e retornar viagem pelo mundo afora. Mas acabou fazendo curso de Teatro e teste para a TV Tupi.
Sua estréia foi em 1979, na novela "Dinheiro Vivo", da Tupi, aos 21 anos, onde trabalhou com Pedro Paulo Rangel, Cristina Pereira e Paulo Betti, entre outros.
Em seguida, veio para a TV Globo, onde viveu uma das protagonistas da novela "As Três Marias" (as outras eram Glória Pires e Nádia Lippi). Na Globo, ainda fez "Jogo da Vida" (1981), "Guerra dos Sexos" (1983), "Um Sonho A Mais" (1985), "O Salvador da Pátria" (1989), "Felicidade" (1991), "Estrela Guia" (2001), "Da Cor do Pecado" (2004), "Caminho das Índias" (2009) e "Passione" (2010), entre outras.
Maitê também trabalhou na extinta TV Manchete, onde fez a minissérie "Marquesa de Santos" (1984) e nas novelas "Dona Beija" (1984) e "Corpo Santo" (1987). Na novela "Dona Beija", protagonizou um banho de cachoeira que provocou enorme escândalo, pelas cenas de nudez. Foi nessa época que Maitê posou para a revista Playboy pela primeira vez (a foto que ilustra esse post é dessa revista, de 1987. Em 1996, posou de novo).
Na Globo, Maitê ainda protagonizou a minissérie "O Sorriso do Lagarto" (1991). Também fez os filmes "Sexo Frágil" (1986), "Brasa Adormecida" e "A Dama do Cine Shangai" (1987), "Paixão Perdida" (1998), "Bufo & Spallanzani" (2001)", entre outros.
Fez peças de teatro, escreveu livros ("Uma Vida Inventada" e outros), apresentou o programa "Saia Justa", na GNT e teve uma coluna semanal na revista "Época".

Quando falei que a música "Anjo", da banda Roupa Nova, me lembrava os olhos da Maitê Proença, na novela "Guerra dos Sexos", não estava brincando. Ela era Juliana uma moça bonita e sonhadora, que desejava um amor verdadeiro, em meio às confusões provocadas por sua família (Fernanda Montenegro, Paulo Autran e Tarcísio Meira). Aqueles olhos e aquela música ficaram para sempre em minha memória...Talvez tenha sido a primeira "pretty woman" que "coloquei no pedestal das musas".
Mas essa adoração durou pouco...Quando ela posou para a Playboy, parace que desceu do pedestal e se tornou uma mulher de carne e osso...
Mas não faz mal, uma mulher bela como a Maitê, que além de linda atua em cinema, teatro e TV, escreve e apresenta programas, merece toda minha admiração e respeito...
E parabéns por mais uma vez fazer uma protagonista tão forte como essa da novela "Passione"...
O truque, talvez, esteja na parceria entre autor e atriz: foi Sílvio de Abreu quem escreveu "Jogo da Vida", "Guerra dos Sexos", "Sassaricando", "Torre de Babel" e "Passione", algus dos maiores sucessos de Maitê...

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário