sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Todos os Nomes

(Endereço do Clipe)

"Ela está espalhada por todos os lugares. É o jovem skinhead que odeia nordestinos. São judeus e palestinos que lutam pelo direito ao mesmo quinhão de terra sagrada. É o apelido maldoso ignorado pela professora, a criança portadora de HIV proibida de ir à escola, piadinhas e comentários maliciosos contra negros, mulheres, índios, portugueses. Racistas, homofóbicos, fanáticos, machistas, xenófobos, terroristas, radicais – eles atendem por muitos nomes. Em comum, têm sua própria verdade, um Deus acima de todos os outros, uma lei mais justa, a melhor tribo.
Em nome da superioridade de raças, castas e sexos, verdadeiros genocídios vêm sendo perpetrados contra milhões. Os massacres avançam com o passar dos séculos: geraram duas grandes guerras, centenas de guerrilhas, holocaustos, apartheids, déspotas e tiranos. Povos e nações seguem excluídos de uma vida mais digna e do direito de manifestar suas religiões, suas leis, suas escolhas pessoais. Ironicamente, as vítimas de ontem vitimam hoje.
No Brasil, a miscigenação étnica e religiosa deixou o problema camuflado, embora não menos latente. Alunos negros ainda são desprezados nas salas de aula deste país afrodescendente. Estudantes homossexuais são humilhados por colegas. Portadores de deficiência poucas vezes encontram abertas as portas do ensino formal.
Não há limites para a barbárie. Ela se infiltra, silenciosa, em todas as escolas. E atende pelo nome de INTOLERÂNCIA."

Fonte: Revista Educação, Ano 8, Nº. 88, de agosto de 2004.


Há seis anos, comprei a Revista Educação por causa deste texto, que se encontrava no Editorial da Revista. Naquela época, já percebia como eram as dificuldades de alunos que sofriam perseguições, por causa de qualquer tipo de diferença. Infelizmente, de lá para cá, vejo que a situação tem piorado em alguns casos. Exemplo? Ouvi falar em Bullying, pela primeira vez, no Curso Não-Violência, em 2008. Ano passado conheci o Cyberbullying...Mas há gente fazendo coisas para evitar esse tipo de situação. Nos EUA, jovens artistas da Broadway fizeram o clipe "It Gets Better", cuja trecho da letra transcrevo abaixo:


Hey friend
When you feel like you're alone
And the world throws out a lot of hate

It's not the end
You're not out there on your own
There's still so much in life to celebrate

Just look up
Cause those skies are going to clear
There so much more than just the hear and now
Just look up
Cause a better day is here
Tomorrow feel the sunlight shining down



Tradução:


Ei amigo
Quando você se sentir como se estivesse sozinho
E o mundo joga fora um monte de ódio

Não é o fim
Você não está lá fora em seu próprio país
Ainda há muito na vida para celebrar

Basta olhar para cima
Porque os céus estão indo para limpar
Há muito mais do que apenas a ouvir e agora
Basta olhar para cima
Porque um dia melhor está aqui
Amanhã sentir o sol brilhando

Nenhum comentário:

Postar um comentário