domingo, 7 de novembro de 2010

16 de Setembro de 1968

Como são engraçadas as coisas...quando eu era pequeno, e vivia no Bairro Bacacheri, em Curitiba (onde resido   atualmente), não haviam muitas opções para alguém com menos de nove anos. Assim, lembro que minha mãe dizia: "pago uma conta enorme de luz, mas quero ele o dia todo em frente à TV". E de fato: eu era uma criança muito ligada à televisão, e minha mãe usava desse "gosto" para me manter sob os olhares vigilantes dela, o dia todo...
Há muitas pessoas, da minha idade, que geralmente falam que viveram em sítio, fazenda, zona rural, e por isso possuem lembranças mais ligadas à natureza, música sertaneja, brincadeiras como "nadar no rio", "subir nas árvores", etc.
Eu, desde cedo, me defini como uma criança urbana e, também, ligada à tecnologia: de tanto ver TV, comecei a prestar mais atenção nas propagandas, na forma como eram feitos os programas...Lembro da televisão preto-e-branco que tínhamos em casa, que tinha válvulas enormes, parecendo essas lâmpadas fluorescentes...
Acho que nossa primeira "TV a Cores" foi comprada ainda em Curitba, antes de nos mudarmos para Foz do Iguaçu (em 1978). E minha memória televisiva há começava a chamar a atenção dos parentes, visto que meu padrinho, numa ocasião, me deu um disco de vinil com as músicas do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", onde eu podia ouvir Gilberto Gil cantando "Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo...Sítio do Pica-Pau amarelo...".
Mas também lembro de ver o Papa em Curitiba (e eu em Foz), a morte da Elis Regina (já sabia cantar "O Bêbado e A Equilibrista"), os programas e especiais infantis (lembram do Raul Seixas cantando "Plunct, Plact, Zoom"?), entre outras coisas da época...


Muito tempo depois, já no fim dos anos 90, e início dos anos 2000, comprei meu primeiro computador...o menino já tinha virado adolescente, e o adolescente já era um adulto, que trabalhava e tinha que "correr atrás do prejuízo"...Comprei meu primeiro computador quando já era professor, mas lembro de ter medo de acessar Internet pois tinha medo de vírus...


A Internet veio tempos depois, e ainda era a paga, daquela que só se acessava depois das duas, no sábado, e aos domingos...nem faz tanto tempo, mas parece uma era!!!


Mas, por que estou dizendo tudo isso? É uma "viagem no tempo"? Não! É uma forma de eu dizer como a Internet tem modificado nossa vida, mesmo a minha, que é ligada a tecnologia desde a infância...


Um exemplo: posso tranquilamente afirmar que "Nasci no dia 16 de setembro de 1968, e meu primiero endereço foi na Rua Valparaíso, 269, Bairro Bacacheri, Curitiba, Paraná, onde morei de 1968 até 1978, aproximadamente". Em outros tempos, essa frase resumiria o início da minha vida. Mas hoje, posso procurar dados na Internet, que nem mesmo eu sabia...




1 - Acessando o Google Maps (foto), posso visualizar o Bairro Bacacheri, atualmente, e ver como está a região onde morei de 1968 a 1978. Primeiramente, percebo que o nome é Rua Valparaizo (com Z) e não com S. Em seguida, vejo que a parte onde eu morava era quase esquina com a Rua Bolívia. Era nessa direção que eu ia, quando ia para o colégio onde fiz primeira e segunda séries: o Colégio Nossa Senhora da Salete, que fica na Rua Lange de Morretes, ao lado do Seminário e da Igreja de Nossa Senhora da Salete. Essas eram os cenários da minha infância, além do muro da Base Aérea...


2 - Acessando a Wikipédia, fico sabendo que 1968 foi declarado como Ano Internacional dos Direitos Humanos, pela ONU, que estava havendo a Guerra do Vietnã, que Martin Luther King foi assassinado, que estava havendo Ditadura no Brasil, que estudantes de vários países estavam protestando por diversas situações e que foi editado o AI-5, entre outras coisas. Fico sabendo que no mês de setembro de 1968 o Deputado Márcio Moreira Alves fez um discurso que irritou os militares (3 de setembro), e foi esse fato que serviu de estopim para a edição do AI-5 e que a Revista Veja foi lançada (11 de setembro). Finalmente, fico sabendo que, no dia 16 de setembro de 1968, teve início o humorístico "Balança Mas Não Cai", na Rede Globo.


3 - Ainda na Wikipédia, posso saber quem nasceu e quem morreu em 1968: a atriz Carolina Ferraz, Lisa Marie Presley (filha do cantor Elvis Presley, aquela que depois casaria com Michael Jackson), a cantora Mara Maravilha, a cantora Celine Dion, a cantora Kylie Minogue, a apresentadora Sandra Annenberg, o ator Eduardo Moscovis, a atriz Lucy Liu, o ator Brendan Fraser, o cantor Alejandro Sanz, o ator Luciano Szafir (pai da Sasha) e a modelo e primeira-dama francesa Carla Bruni, entre outros...Nenhum no dia 16 de setembro...Além de Martin Luther King, faleceram Assis Chateaubriand, dono da TV Tupi, o Senador Robert Kennedy, o cantor Vicente Celestino e o poeta Manuel Bandeira, entre outros.


4 - Em 1968, foram feitos os filmes "2001: Uma Odisséia no Espaço", "Funny Girl", "Planeta dos Macacos", "Romeu & Julieta", "O Bebê de Rosimary" e "Yellow Submarine". Os Beatles lançaram o "Álbum Branco" e os Bee Gees lançaram dois álbuns: "Horizontal" e "Idea".


5 - Para concluir essa "pesquisa" fui ao Youtube, e escrevi 1968. Encontrei essa vídeo, do Geraldo Vandré, cantando "Caminhando e Cantando", o "hino" daquele ano e daquela época...
Acho que não preciso mais falar sobre o quanto a Internet mudou a nossa vida...Eu mesmo me surpreendi com os resultados...E você? Já tentou fazer essa pesquisa sobre a época em que você nasceu? É um exercício de pesquisa e descoberta fantástico...E você pode acessar outro sites, que nem falo aqui...Você pode achar letras de músicas, sites de brinquedos e brincadeiras, biografias de pessoas famosas, etc...



Nenhum comentário:

Postar um comentário