sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Músicas de Chuva

Você gosta de chuva? Eu gosto! Acho que a chuva tem algo de triste, quando ocorre num dia de inverno, nublado, e também de alegre, quando refresca, numa tarde de verão...A chuva é, por si só, a definição mais precisa de renovação, de limpeza, de mudança, de um eterno "começar de novo"...
Mas, e por que resolvi falar de chuva? Talvez seja porque ouvi uma propaganda que tem como tema a música Have You Ever Seen The Rain? (Você Alguma Vez Viu a Chuva?, na tradução), da banda Creedence Clearwater Revival. A música começa assim:


Someone told me long ago, There's a calm before the storm (Alguém me falou há muito tempo, Que há uma calmaria antes da tempestade...)

Aí, quando me dei conta, estava pensando em outra músicas que tinham "chuva" no nome. Foi quando percebi que há várias músicas que eu gosto, com essa temática. E muitas delas refletem um pouco do que penso e sinto...E resolvi fazer esse post, em homenagem a essas músicas e aos sentimentos que elas demonstram. Quer saber quais são? Então, aí vai:

It Never Rains In Southern California (Nunca Chove no Sul da California), Albert Hammond

I'm underloved, I'm underfed, I wanna go home, It never rains in California, but girl don't they warn ya (Estou sub-amado, estou sub-nutrido, eu quero ir para casa, nunca chove na Califórnia, mas garota, eles não te previnem)

Singing In The Rain (Cantando na Chuva), Gene Kelly
I'm singing in the rain, Just singing in the rain, What a glorious feeling, I'm happy again (Eu estou cantando na chuva, Só cantando na chuva, Que sentimento glorioso, Eu estou feliz novamente)

Rhytmn Of The Rain (Ritmo da Chuva), The Cascades
Listen to the rhythm of the falling rain, Telling me just what a fool I've been (Eu ouço o ritmo da chuva que cai, Me dizendo apenas como eu tenho sido tolo)

Crying In The Rain (Chorando na Chuva), A-Ha
I'll never let you see, The way my broken heart is hurting in me, I've got my pride and I know how to hide, All my sorrow and pain, I'll do my crying in the rain (Eu nunca deixarei você ver, Como meu coração partido está doendo, Eu tenho meu orgulho e sei esconder, Toda minha tristeza e dor, Eu chorarei na chuva...)









Stormy Weather (Tempos de Tempestade), Etta James
Gloom and misery everywhere, Stormy weather, stormy weather (Depressão e sofrimento por toda parte, tempo de tempestade, tempo de tempestade)

November Rain (Chuva de Novembro), Guns N'Roses
So if you want to love me, Then darling don't refrain, Or I'll just end up walking, In the cold november rain (Então, se você quiser me amar, Não se contenha, querida, Ou simplesmente terminarei andando, Na chuva fria de novembro)

Rain (Chuva), Madonna
Your love is coming down like, Rain! Wash away my sorrow, Take away my pain (Seu amor está caindo como chuva, lave minha tristeza, leve embora minha dor)

Viu? Quantas músicas cuja temática é a chuva? E como elas podem despertar sentimentos contraditórios? Um exemplo disso é Stormy Weather, que tem uma letra depressiva, mas não é isso que aparenta, quando a ouvimos...
Ah! E ainda podemos citar as nacionais...
Quando a Chuva Passar, Ivete Sangalo - Quando a chuva passar, Quando o tempo abrir, Abra a janela e veja, Eu sou o Sol!

Medo da Chuva, Raul Seixas - Eu perdi o meu medo, o meu medo, o meu medo da chuva, Pois a chuva voltando pra terra traz coisas do ar...

Lágrimas e Chuva, Kid Abelha - Eu vou contando as horas, E fico ouvindo passos, quem sabe o fim da história, De mil e uma noites de suspense no meu quarto...

Ritmo da Chuva, Demétrius - Chuva, traga o meu benzinho, pois preciso de carinho, Diga a ela pra não me deixar triste assim...

Na Rua, Na Chuva ou Na Fazenda, Hyldon - Não estou disposto, a esquecer seu rosto de vez, e acho que isso é tão normal...


Chuva de Prata, Gal Costa - Toda vez que o amor disser, "Vem comigo", vai sem medo, de se arrepender...

Chove Chuva, Jorge Benjor - Pois eu vou fazer uma prece, Prá Deus, Nosso Senhor, Prá chuva parar, de molhar o meu divino amor...




E você??? Tem alguma música que goste, que tenha "chuva" como tema? Ou tem algum tema que tenha várias músicas, e que você goste??? Além de ser um bom exercício de conhecimentos musicais, é uma forma de refletirmos um pouco sobre como somos, de que gostamos, como é o nosso "eu"...O meu tem "chuva" na composição, desde garoas de invernos nublados, até tempestades de verão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário