terça-feira, 16 de novembro de 2010

Administração

Resolvi intitular esse post como "Administração", porque vejo essa palavra, cada vez mais, com novos olhos e, acima de tudo, como uma necessidade, no mundo atual.
Quando falo em "administração", não falo no curso propriamente dito, mas no sentido da palavra, como um todo.
Entendo "administrar" como "controlar sua vida", "planejar", "gerir", "gerenciar"...Aos meus alunos, costumo dizer que "nós devemos ser os motoristas desse carro que é a nossa vida", e que não concordo com esse negócio de "deixe a vida me levar"...Nossa vida deve ser "levada" por nós e não o contrário...
O vídeo que coloquei para ilustrar minhas idéias mostra bem como é a vida de uma pessoa desorganizada: estresse, raiva, gasta mais que o necessário, irrita os outros que dependem dela, etc.
E nunca diga que "não incomoda ninguém" ou "minha vida é só minha", porque isso é uma inverdade. A não ser que você viva numa ilha deserta, sempre estará dependendo de outros e outros estarão dependendo de você.
Mas, se você é desorganizado, isso tudo se tornará uma tarefa cansativa, difícil, irritante até...E tudo porque você tem "preguiça" de se organizar, ou até mesmo desinteresse por esse assunto...
Eu vejo o meu caso...Não me considero uma pessoa "organizada por natureza" e diariamente luto para superar essa deficiência...E como faço?

Primeiramente, a questão da agenda...Não adianta, que não sou uma pessoa que "agenda tudo". Às vezes marco algo na agenda, mas não consigo transformar isso num hábito. Então, procuro apelar para toda forma de "lembrete": escritos, memória, outras pessoas, quadro de marcar avisos, etc. E procuro "estacionar" para lembrar de coisas importantes, ou "dar um giro" para ir lembrando do que tenho que fazer. Podem não ser as melhores formas de se organizar, mas são formas que me ajudam. A dica é: procure o seu jeito de lembrar das atividades, mas nunca deixe isso de lado.

Outra coisa importante é pensar em cada pequena vitória, ao longo do dia, para sentir-se incentivado a manter os hábitos corretos. Por exemplo: se você costuma ir ao mercado ou ao banco nas horas de maior movimento, e fica enfrentando filas enormes, procure mudar isso. Se perceber que em outro horário, a fila é menor, e você ganha tempo, com certeza o estresse será menor, e você se dará conta de que houve lucro nessa pequena mudança. O resultado será você mais feliz, não é?

E uma terceira dica: não fique se enganando. Se você está numa situação de vida em que parece que tudo está dando errado, que ninguém te ama, que tudo que acontece parece conspirar contra, então pare e pense: "por que não mudar? Por que manter algo que só incomoda?" É como a ideologia dos A.A. (alcoólicos anônimos): "o primeiro passo é admitir que se tem um problema". Se você não admite, não tem como pensar em solução, concorda?

Não sou o "dono da verdade" e nem tenho fórmulas mágicas para solução de problemas. Mas, assim como você, também tenho que solucionar problemas diariamente, e essas três pequenas dicas ou sugestões, são de coisas que já parei para analisar, e tento todo dia firmar como metas de vida, a fim de melhorar meu serviço e minha qualidade de vida...E acho que, muitas vezes, consigo. Então, boa sorte, e comece já a pensar nessa frase: "quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário