terça-feira, 30 de novembro de 2010

Playing For Change

Não sei traduzir com palavras o Projeto Playing For Change. Antes de mais nada, vou postar aqui o que o próprio site diz do Projeto:

Playing for Change é um movimento multimídia criado para inspirar, conectar e trazer paz ao mundo através da música. A idéia deste projeto surgiu a partir de uma crença comum de que a música tem o poder de quebrar barreiras e superar as distâncias entre as pessoas. Não importa se as pessoas vêm de diferentes origens geográficas, políticas, econômicas, espirituais ou ideológicos, a música tem o poder universal de transcender e unir-nos como uma raça humana. E com essa verdade firmemente fixada em nossas mentes, partimos para compartilhá-lo com o mundo.

Basicamente, foram realizadas gravações com músicos do mundo todo, unidos em vídeos, a fim de arrecadar fundos para diversos fins:

Os músicos de todo o mundo estão reunidos para realizar shows beneficentes que constroem música e escolas de arte em comunidades que precisam de inspiração e esperança.

Ainda em 2005, foi gravado o músico de rua Roger Ridley, em Santa Monica, Califórnia (EUA). A canção que ele executou foi Stand By Me. Grandpa Elliot foi gravado em 2006, em New Orleans, EUA, juntamente com Washboard Chaz, que utiliza uma tábua de lavar roupas como instrumento musical...
Clarence Bekker foi gravado em 2007. Ele é do Suriname e morou em Amsterdã, Holanda. Mas, no momento, se encontrava na cidade espanhola, onde foi gravado.
O Twin Eagle Drum Group, banda de percussão dos índios zuni, foi gravada no Novo México. Antes, porém, tiveram que pedir autorização para os anciãos da tribo...
O francês François Viguié apaixonou-se pelo Projeto e foi gravado em Toulouse, França. Mas já viajou para a África do Sul e os Estados Unidos, com os idealizadores do mesmo.
O músico Cezar Pope foi gravado no Rio de Janeiro (Brasil), Dimitri Dolganov foi gravado em Moscou, (Rússia), Roberto Luti foi gravado em New Orleans (EUA), a dupla Geraldo e Dionisio foram gravados em Caracas (Venezuela), o baterista Junior Kissangwa Mbouta foi gravado no Congo...
Em Guguletu, África do Sul, os idealizadores do Projeto conheceram o músico Pokei Klaas e, graças ao seu envolvimento no Projeto, conseguiram criar a primeira escola de música de Guguletu.
Django Degen toca triângulo e vende rosquinhas na praia. Seu apelido é "Bambolino" e ele foi gravado em Barcelona, Espanha.
O grupo Sinamuva, da África do Sul, foi apresentado ao Projeto por Bhekani Memela, seu diretor. Além de participar de Stand By Me, também fizeram uma bonita participação em One Love, cantando em zulu.
O saxofonista Stefano Tomaselli é de Pisa, na Itália. Mas foi gravado em Barcelona, assim como outros que aparecem novídeo de Stand By Me.
O cantor sul-africano Vusi Mahsasela cresceu durante o Apartheid, e sua música foi dedicada ao seu fim. Seu engajamento ao Projeto "Música Para a Paz" foi muito importante...

Então, o que parece ser apenas uma apresentação de rua, como as que vemos em toda e qualquer cidade do mundo, transformou-se num evento mundial, com o envolvimento de artistas de vários países, executando músicas em favor da paz...Além de Stand By Me, pode-se ver, no Youtube: One Love, Chanda Mama, Don't Worry, War/No More Trouble (com participação de Bono, do U2), e muitas outras. Cada música é uma surpresa, e uma celebração da paz...Achei que tinha que falar algo sobre esse Projeto, que pode ser acessado por você, nesse endereço:

http://www.playingforchange.com/

Stand By Me - Ben E. King

Quando a noite chegar, e a lua for a única luz que veremos
Eu não terei medo, se você estiver ao meu lado


Por favor, querida (o), fique ao meu lado


Se o céu que nós olhamos, "explodir" e "cair"
E as montanhas se "esmigalharem" no mar
Eu não chorarei e não derramarei nenhuma lágrima
Se você estiver ao meu lado


Por favor, querida (o), fique ao meu lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário