terça-feira, 30 de novembro de 2010

Playing For Change

Não sei traduzir com palavras o Projeto Playing For Change. Antes de mais nada, vou postar aqui o que o próprio site diz do Projeto:

Playing for Change é um movimento multimídia criado para inspirar, conectar e trazer paz ao mundo através da música. A idéia deste projeto surgiu a partir de uma crença comum de que a música tem o poder de quebrar barreiras e superar as distâncias entre as pessoas. Não importa se as pessoas vêm de diferentes origens geográficas, políticas, econômicas, espirituais ou ideológicos, a música tem o poder universal de transcender e unir-nos como uma raça humana. E com essa verdade firmemente fixada em nossas mentes, partimos para compartilhá-lo com o mundo.

Basicamente, foram realizadas gravações com músicos do mundo todo, unidos em vídeos, a fim de arrecadar fundos para diversos fins:

Os músicos de todo o mundo estão reunidos para realizar shows beneficentes que constroem música e escolas de arte em comunidades que precisam de inspiração e esperança.

Ainda em 2005, foi gravado o músico de rua Roger Ridley, em Santa Monica, Califórnia (EUA). A canção que ele executou foi Stand By Me. Grandpa Elliot foi gravado em 2006, em New Orleans, EUA, juntamente com Washboard Chaz, que utiliza uma tábua de lavar roupas como instrumento musical...
Clarence Bekker foi gravado em 2007. Ele é do Suriname e morou em Amsterdã, Holanda. Mas, no momento, se encontrava na cidade espanhola, onde foi gravado.
O Twin Eagle Drum Group, banda de percussão dos índios zuni, foi gravada no Novo México. Antes, porém, tiveram que pedir autorização para os anciãos da tribo...
O francês François Viguié apaixonou-se pelo Projeto e foi gravado em Toulouse, França. Mas já viajou para a África do Sul e os Estados Unidos, com os idealizadores do mesmo.
O músico Cezar Pope foi gravado no Rio de Janeiro (Brasil), Dimitri Dolganov foi gravado em Moscou, (Rússia), Roberto Luti foi gravado em New Orleans (EUA), a dupla Geraldo e Dionisio foram gravados em Caracas (Venezuela), o baterista Junior Kissangwa Mbouta foi gravado no Congo...
Em Guguletu, África do Sul, os idealizadores do Projeto conheceram o músico Pokei Klaas e, graças ao seu envolvimento no Projeto, conseguiram criar a primeira escola de música de Guguletu.
Django Degen toca triângulo e vende rosquinhas na praia. Seu apelido é "Bambolino" e ele foi gravado em Barcelona, Espanha.
O grupo Sinamuva, da África do Sul, foi apresentado ao Projeto por Bhekani Memela, seu diretor. Além de participar de Stand By Me, também fizeram uma bonita participação em One Love, cantando em zulu.
O saxofonista Stefano Tomaselli é de Pisa, na Itália. Mas foi gravado em Barcelona, assim como outros que aparecem novídeo de Stand By Me.
O cantor sul-africano Vusi Mahsasela cresceu durante o Apartheid, e sua música foi dedicada ao seu fim. Seu engajamento ao Projeto "Música Para a Paz" foi muito importante...

Então, o que parece ser apenas uma apresentação de rua, como as que vemos em toda e qualquer cidade do mundo, transformou-se num evento mundial, com o envolvimento de artistas de vários países, executando músicas em favor da paz...Além de Stand By Me, pode-se ver, no Youtube: One Love, Chanda Mama, Don't Worry, War/No More Trouble (com participação de Bono, do U2), e muitas outras. Cada música é uma surpresa, e uma celebração da paz...Achei que tinha que falar algo sobre esse Projeto, que pode ser acessado por você, nesse endereço:

http://www.playingforchange.com/

Stand By Me - Ben E. King

Quando a noite chegar, e a lua for a única luz que veremos
Eu não terei medo, se você estiver ao meu lado


Por favor, querida (o), fique ao meu lado


Se o céu que nós olhamos, "explodir" e "cair"
E as montanhas se "esmigalharem" no mar
Eu não chorarei e não derramarei nenhuma lágrima
Se você estiver ao meu lado


Por favor, querida (o), fique ao meu lado

sábado, 27 de novembro de 2010

Dez Músicas Marcantes

Quem me conhece sabe que gosto de música. Desde pequeno, via meus pais ouvindo música, seja música internacional, seja nacional. E lembro de ter começado a prestar atenção às letras das músicas na década de 80 (eu tinha um caderno, onde copiava letras de músicas que gostava).
Hoje, trabalho em casa com música, ouço música no rádio do meu carro, gosto de levar músicas para sala de aula, que tenham a ver com a História, ou mesmo procurar as músicas que ouvi num comercial ou num filme ou mesmo série de TV...Sou eclético, isto é, gosto de todo e qualquer tipo de música, e acredito que a música é uma das coisas mais bonitas que o ser humano pode produzir. Por isso, sempre que posso, presenteio músicas...
No ano passado, pedi ajuda para a Joceli e para a Roseli, que trabalham comigo no Colégio, para descobrirmos qual a música que marcou cada um dos professores e funcionários do Santa. O resultado foi um CD que, segundo alguns, foi um "presentão"...
E, como gosto de música e de listas (uma mania minha), resolvi criar esse post, com as "dez músicas" que gosto mais", nesse momento. Sim, porque daqui a um ano pode ser que meu gosto e minha lista tenham mudado...As músicas não estão em ordem de preferência, e sim na ordem em que lembrei delas...

1 - Oceano, Djavan;
2 - Imagine, John Lennon;
3 - Yesterday, Beatles;
4 - More Than Words, Extreme;
5 - Stand By Me, Ben E. King;
6 - Build, Housemartins
7 - Better Be Home Soon, Crowded House;
8 - Tempo Perdido, Legião Urbana;
9 - Forever And For Always, Shania Twain;
10 - Marchin On, One Republic

Devo dizer que não é apenas a música que me influenciou nessa escolha, mas também a letra, as mensagens contidas em algumas delas:

"Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único" (Trecho de Imagine)

"Quando você estiver em perigo, fique ao meu lado" (trecho de Stand By Me)

Nesse momento, se pudesse lhe presentear com uma dessas dez músicas, seria essa:


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Músicas de Chuva

Você gosta de chuva? Eu gosto! Acho que a chuva tem algo de triste, quando ocorre num dia de inverno, nublado, e também de alegre, quando refresca, numa tarde de verão...A chuva é, por si só, a definição mais precisa de renovação, de limpeza, de mudança, de um eterno "começar de novo"...
Mas, e por que resolvi falar de chuva? Talvez seja porque ouvi uma propaganda que tem como tema a música Have You Ever Seen The Rain? (Você Alguma Vez Viu a Chuva?, na tradução), da banda Creedence Clearwater Revival. A música começa assim:


Someone told me long ago, There's a calm before the storm (Alguém me falou há muito tempo, Que há uma calmaria antes da tempestade...)

Aí, quando me dei conta, estava pensando em outra músicas que tinham "chuva" no nome. Foi quando percebi que há várias músicas que eu gosto, com essa temática. E muitas delas refletem um pouco do que penso e sinto...E resolvi fazer esse post, em homenagem a essas músicas e aos sentimentos que elas demonstram. Quer saber quais são? Então, aí vai:

It Never Rains In Southern California (Nunca Chove no Sul da California), Albert Hammond

I'm underloved, I'm underfed, I wanna go home, It never rains in California, but girl don't they warn ya (Estou sub-amado, estou sub-nutrido, eu quero ir para casa, nunca chove na Califórnia, mas garota, eles não te previnem)

Singing In The Rain (Cantando na Chuva), Gene Kelly
I'm singing in the rain, Just singing in the rain, What a glorious feeling, I'm happy again (Eu estou cantando na chuva, Só cantando na chuva, Que sentimento glorioso, Eu estou feliz novamente)

Rhytmn Of The Rain (Ritmo da Chuva), The Cascades
Listen to the rhythm of the falling rain, Telling me just what a fool I've been (Eu ouço o ritmo da chuva que cai, Me dizendo apenas como eu tenho sido tolo)

Crying In The Rain (Chorando na Chuva), A-Ha
I'll never let you see, The way my broken heart is hurting in me, I've got my pride and I know how to hide, All my sorrow and pain, I'll do my crying in the rain (Eu nunca deixarei você ver, Como meu coração partido está doendo, Eu tenho meu orgulho e sei esconder, Toda minha tristeza e dor, Eu chorarei na chuva...)









Stormy Weather (Tempos de Tempestade), Etta James
Gloom and misery everywhere, Stormy weather, stormy weather (Depressão e sofrimento por toda parte, tempo de tempestade, tempo de tempestade)

November Rain (Chuva de Novembro), Guns N'Roses
So if you want to love me, Then darling don't refrain, Or I'll just end up walking, In the cold november rain (Então, se você quiser me amar, Não se contenha, querida, Ou simplesmente terminarei andando, Na chuva fria de novembro)

Rain (Chuva), Madonna
Your love is coming down like, Rain! Wash away my sorrow, Take away my pain (Seu amor está caindo como chuva, lave minha tristeza, leve embora minha dor)

Viu? Quantas músicas cuja temática é a chuva? E como elas podem despertar sentimentos contraditórios? Um exemplo disso é Stormy Weather, que tem uma letra depressiva, mas não é isso que aparenta, quando a ouvimos...
Ah! E ainda podemos citar as nacionais...
Quando a Chuva Passar, Ivete Sangalo - Quando a chuva passar, Quando o tempo abrir, Abra a janela e veja, Eu sou o Sol!

Medo da Chuva, Raul Seixas - Eu perdi o meu medo, o meu medo, o meu medo da chuva, Pois a chuva voltando pra terra traz coisas do ar...

Lágrimas e Chuva, Kid Abelha - Eu vou contando as horas, E fico ouvindo passos, quem sabe o fim da história, De mil e uma noites de suspense no meu quarto...

Ritmo da Chuva, Demétrius - Chuva, traga o meu benzinho, pois preciso de carinho, Diga a ela pra não me deixar triste assim...

Na Rua, Na Chuva ou Na Fazenda, Hyldon - Não estou disposto, a esquecer seu rosto de vez, e acho que isso é tão normal...


Chuva de Prata, Gal Costa - Toda vez que o amor disser, "Vem comigo", vai sem medo, de se arrepender...

Chove Chuva, Jorge Benjor - Pois eu vou fazer uma prece, Prá Deus, Nosso Senhor, Prá chuva parar, de molhar o meu divino amor...




E você??? Tem alguma música que goste, que tenha "chuva" como tema? Ou tem algum tema que tenha várias músicas, e que você goste??? Além de ser um bom exercício de conhecimentos musicais, é uma forma de refletirmos um pouco sobre como somos, de que gostamos, como é o nosso "eu"...O meu tem "chuva" na composição, desde garoas de invernos nublados, até tempestades de verão...


sábado, 20 de novembro de 2010

Novelas da Globo - Anos 80

Em 12 de janeiro de 2006, postei esse texto no meu Fotolog:

NOVELAS - ANOS 80
Hoje em dia o machismo está acabando, e podemos ver cada vez mais homens usando brincos, indo ao cabeleireiro, usando roupas cor-de-rosa, passando base nas unhas...E até mesmo assistindo novelas! Isso mesmo: novelas! As famosas telenovelas brasileiras, que tanto fizeram fama pelo mundo afora, sendo que a primeira a fazer sucesso no exterior foi “Escrava Isaura” (1976/1977). A figura do senhor José Leôncio (Rubens de Falco), fazendo de tudo para ganhar a escrava Isaura (Lucélia Santos), marcou época, e até mesmo os ditos ‘machões’ já ouviram falar dela...
Mas, como nosso assunto são os anos 80, resolvi refrescar a memória do povo, relembrando algumas das novelas dos anos 80, e suas personagens inesquecíveis:
1 - “Elas por Elas” (1982): Nessa novela, sete amigas se reencontram, para resolver problemas do passado. Destaque para Mário Fofoca (Luiz Gustavo);
2 - “Guerra dos Sexos” (1983): os primos Otávio (Paulo Autran) e Charlô (Fernanda Montenegro), brigam constantemente. Lembra da cena do café?
3 - “Amor com Amor se Paga” (1984): Destaque para Nonô Correia (Ary Fontoura), um pão-duro que viva escondendo o ouro, literalmente...;
4 - “Vereda Tropical” (1984/1985): essa novela, protagonizada por Lucélia Santos (Silvana) e Mário Gomes (Luca), até o perfume “Vereda Tropical” lançou...;
5 - “A Gata Comeu” (1985): essa é fácil de lembrar, pois passou no “Vale a Pena Ver de Novo”, recentemente. A novela da Jô Penteado (Christiane Torloni);
6 - “Roque Santeiro” (1985): o que dizer do trio vivido por José Wilker (Roque Santeiro), Regina Duarte (Viúva Porcina) e Lima Duarte (Sinhozinho Malta)?
7 - “Ti Ti Ti” (1985/1986): a briga entre os costureiros Jacques Leclair (Reginaldo Faria) e Victor Valentin (Luiz Gustavo);
8 - “Selva de Pedra” (1986): Nessa novela, Tony Ramos (Cristiano) e Fernanda Torres (Simone), sofrem muito, na mão de Christiane Torloni (Fernanda);
9 - “Brega e Chique” (1987): duas mulheres para um mesmo homem: Rafaela (Marília Pêra), a chique, e Rosemere (Glória Menezes), a brega...;
10 - “Mandala” (1987/1988): foi esta novela que uniu Felipe Camargo (Édipo) e Vera Fischer (Jocasta), também na vida real. “Como uma deusa”...Lembra?
11 - “Vale Tudo” (1988/1989): ao som de “Brasil”, na voz de Gal Costa, aprendemos a odiar a vilã Maria de Fátima (Glória Pires). E quem matou Odete Roitman?
12 - “Bebê a Bordo” (1988): Tony Ramos (Tonico) e Isabela Garcia (Ana) às voltas com a pequena Heleninha...;
13 - “Que Rei Sou Eu?” (1989): Em Avilan vivem Ravengar (André Abujamra), a Princesa Juliette (Cláudia Abreu), Jean Pierre (Edson Celulari) e outros...;
14 - “Tieta” (1989/1990): Tieta (Betty Faria) e sua irmã Perpétua (Joana Fomm), vivem mil e uma aventuras em Santana do Agreste;
15 - “Top Model” (1989/1990): Além do amor entre Duda (Malu Mader) e Lucas (Taumaturgo Ferreira), havia a Família Kundera. Lembra?

Qual dessas novelas (e personagens) mais marcaram os anos 80?



Hoje, estava vendo esse Fotolog (http://fotolog.terra.com.br/sutradelotus:6) e me surpreendi com a quantidade de respostas que obtive, nos comentários...

Em 12/01/2006, às 09:01:45, Sandra disse: 
O Roque Santeiro foi um ícone dos anos 80, com a viúva Porcina e o Sinhozinho Malta . Vc me imagina com o penteado da Viúva Porcina ? heheheheh bjus


Em 9/08/2006, às 16:52:50, Camila-Milano,Italia disse:
Cara,queria muito ver de novo a novela Tititi....Era tudo de bom.
Sem duvida a melhor que ja' vi.



Em 5/11/2006, às 19:40:02, rosa disse:
eu queria que o programa vale a pena ver de novo mostrasse para nos se possivel todas as novelas dos anos 80. ELAS FORAM COM CERTEZA AS MELHORES.



Em 9/01/2007, às 01:11:11, Auristélia Silva | e-mail disse:
Para mim a novela TOP MODEL foi a que ficou na minha memoria até hoje é lógico que outras também como A GATA COMEU, TI TI TI entre outras mas a do meu coração é TOP MODEL E A FAMÍLIA DO
GASPAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Em 6/04/2007, às 19:53:07, Luciano disse:
Para mim Top Model foi a novela que mais marcou os anos 80! Principalmente o Gaspar e sua família. A Malu Mader estava no auge de sua beleza e o Cecil Thiré de u show de interpretação.



Em 24/04/2007, às 09:41:27, Fábio disse:
Gostaria imensamente que a Globo, reprisasse novamente a novela Top Model.
Só para ouvir de novo as músicas internacionais que marcaram para mim.
E claro curtir de novo aquele tempo de adolescente, coisas de um nostálgico.



Em 16/07/2007, às 11:39:49, Isa | e-mail disse:
Gostaria muito de descobrir qual o nome da musica da novela bebê a bordo internacional, "melô do papel".
Se souber e quiser me enviar um email



Em 26/09/2007, às 13:23:14, Luciano Paiva Marins | e-mail disse:
Achei este site uma verdadeira delicia eu adoro sites assim q deixaum a gente atualizado um beijinho pra quem criou este site ai aumenta



Em 12/10/2007, às 19:37:53, daniel zodre | e-mail disse:
eu gostaria de saber se vc tem o nome das musicas internacionais da novela Final feliz? pois naõ encontro



Em 21/11/2007, às 13:03:57, Piuca | e-mail disse:
Gostaria de saber o nome da musica que eraa trilha da Claudia abreu na novela que rei sou eu? na qual ela fazia princesa Juliette?
obrigada



Em 1/06/2008, às 15:58:40, leonidas valentim mariano | e-mail disse:
gostaria de ouvir a musica cantada em opera na novela que rei sou eu 1989



Em 11/06/2008, às 04:43:55, fernando | e-mail disse:
olah amgao, estou fazendo um trabalho de CRIATIVIDADADE II de Publicidade e Propaganda, meu objetivo é apresentar NOVELAS DOS ANOS 80.......pode me passar algo a mais do que tah ai no site???
obrigado pela atenção
aguardando resposta
msn: bonanzos@hotmail.com



Em 10/01/2009, às 21:06:29, espeditoaquino | e-mail disse:
a novela que mais amei foi tititi quem nao se lembra dos custureiros victor valentim e jaques



Em 6/03/2009, às 00:46:08, sasa | e-mail disse:
Eu amei a novela Top Model,Brega e Chique,que rei sou eu e tieta;não sei pq a globo não passa elas no vale a pena ver de novo essas novelas q estam sendo reprisadas não tem graça nós já sabemos o final...



Em 25/04/2009, às 15:01:16, imperius malignus disse:
como faso para baixa a novela vamp 



Em 3/09/2009, às 13:46:26, Janete | e-mail disse:
nus...essas algumas dessas novelas eu so assistir em vale a pena ver de novo...mas dessas duas -Tieta” (1989/1990): -Tieta “Top Model
eu lembro..tb tem -Vampi, que eu gostava tb.

muito boas essas novelas da Rede Globo



Não é possível comentar este post. Limite de 100 comentários atingido.


Eu não imaginava que as novelas da Globo, dos Anos 80, fizessem tanto sucesso assim!!!! E 100 comentários em 4 anos!!! Uau!!!!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

As Mulheres Mais Poderosas do Século XX

A Revista estadunidense Time, em sua última edição, relaciona as 25 mulheres mais poderosas do século passado (XX). É claro que, na opinião deles, muitas foram e são dos EUA. Mas não deixa de ser interessante observar os nomes que compõem essa lista:

1) Jane Addams (1860/1935) - primeira estadunidense a ganhar o Nobel da Paz;
2) Corazón Aquino (1933/2009) - primeira mulher Presidente das Filipinas;
3) Rachel Carson (1907/1964) - fundamental para o movimento ecológico;
4) Coco Chanel (1883/1971) - revolucionou o mundo da moda;
5) Julia Child (1912/2004) - introduziu a culinária francesa nos EUA;
6) Hillary Clinton (1947/) - ex-Primeira-Dama e atual Secretária de Estado dos EUA;
7) Marie Curie (1867/1934) - descobriu o polônio e o rádio e ganhou duas vezes o Nobel;
8) Aretha Franklin (1942/) - "Rainha da Soul Music" estadunidense;
9) Indira Gandhi (1917/1984) - ex-Primeira- Ministra indiana;
10) Estee Lauder (1908/2004) - poderosa empresária do ramo de beleza;
11) Madonna (1958/) - "Rainha da Pop Music";
12) Margaret Mead (1901/1978) - antropóloga estadunidense;
13) Golda Meir (1898/1978) - ex-Primeira-Ministra israelense;
14) Angela Merkel (1954/) - Primeira-Ministra alemã;
15) Sandra Day O'Connor (1930/) - primeira mulher a ser nomeada para a Suprema Corte dos EUA;
16) Rosa Parks (1913/2005) - precursora da luta pelos direitos dos negros estadunidenses;
17) Jiang Qing (1914/1991) - ex-esposa de Mao Tse Tung e revolucionária chinesa;
18) Eleanor Roosevelt (1884/1962) - esposa do Presidente Franklin D. Roosevelt;
19) Margaret Sanger (1879/1966) - lutou a favor do uso de contraceptivos, pelas mulheres;
20) Gloria Steinem (1934/) - luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres;
21) Martha Stewart (1941/) - decoradora, cozinheira, apresentadora de TV;
22) Madre Teresa de Calcutá (1910/1997) - missionária albanesa, Nobel da Paz;
23) Margaret Thatcher (1925/) - ex-Primeira-Ministra britânica;
24) Oprah Winfrey (1954/) - apresentadora de TV estadunidense;
25) Virginia Woolf (1882/1941) - escritora estadunidense.

Podemos analisar essa lista de várias formas:

* 16 são estadunidenses, duas são francesas, uma é filipina, uma indiana, uma israelense, uma alemã, uma chinesa, uma albanesa e uma inglesa;
* uma foi Presidente, 4 exerceram cargo de Primeira-Ministra e três exerceram "cargo" de Primeira-Dama;
* três se chamam Margaret;
* três são ou foram apresentadoras de programas de TV, duas são cantoras, duas são ligadas à moda e beleza, uma é escritora;
* três ganharam Prêmio Nobel, sendo dois da Paz;
* 9 estão vivas;
* 3 são negras;
* 5 européias, 3 asiáticas, 1 do Oriente Médio, nenhuma brasileira ou sul-americana e nenhuma africana.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Administração

Resolvi intitular esse post como "Administração", porque vejo essa palavra, cada vez mais, com novos olhos e, acima de tudo, como uma necessidade, no mundo atual.
Quando falo em "administração", não falo no curso propriamente dito, mas no sentido da palavra, como um todo.
Entendo "administrar" como "controlar sua vida", "planejar", "gerir", "gerenciar"...Aos meus alunos, costumo dizer que "nós devemos ser os motoristas desse carro que é a nossa vida", e que não concordo com esse negócio de "deixe a vida me levar"...Nossa vida deve ser "levada" por nós e não o contrário...
O vídeo que coloquei para ilustrar minhas idéias mostra bem como é a vida de uma pessoa desorganizada: estresse, raiva, gasta mais que o necessário, irrita os outros que dependem dela, etc.
E nunca diga que "não incomoda ninguém" ou "minha vida é só minha", porque isso é uma inverdade. A não ser que você viva numa ilha deserta, sempre estará dependendo de outros e outros estarão dependendo de você.
Mas, se você é desorganizado, isso tudo se tornará uma tarefa cansativa, difícil, irritante até...E tudo porque você tem "preguiça" de se organizar, ou até mesmo desinteresse por esse assunto...
Eu vejo o meu caso...Não me considero uma pessoa "organizada por natureza" e diariamente luto para superar essa deficiência...E como faço?

Primeiramente, a questão da agenda...Não adianta, que não sou uma pessoa que "agenda tudo". Às vezes marco algo na agenda, mas não consigo transformar isso num hábito. Então, procuro apelar para toda forma de "lembrete": escritos, memória, outras pessoas, quadro de marcar avisos, etc. E procuro "estacionar" para lembrar de coisas importantes, ou "dar um giro" para ir lembrando do que tenho que fazer. Podem não ser as melhores formas de se organizar, mas são formas que me ajudam. A dica é: procure o seu jeito de lembrar das atividades, mas nunca deixe isso de lado.

Outra coisa importante é pensar em cada pequena vitória, ao longo do dia, para sentir-se incentivado a manter os hábitos corretos. Por exemplo: se você costuma ir ao mercado ou ao banco nas horas de maior movimento, e fica enfrentando filas enormes, procure mudar isso. Se perceber que em outro horário, a fila é menor, e você ganha tempo, com certeza o estresse será menor, e você se dará conta de que houve lucro nessa pequena mudança. O resultado será você mais feliz, não é?

E uma terceira dica: não fique se enganando. Se você está numa situação de vida em que parece que tudo está dando errado, que ninguém te ama, que tudo que acontece parece conspirar contra, então pare e pense: "por que não mudar? Por que manter algo que só incomoda?" É como a ideologia dos A.A. (alcoólicos anônimos): "o primeiro passo é admitir que se tem um problema". Se você não admite, não tem como pensar em solução, concorda?

Não sou o "dono da verdade" e nem tenho fórmulas mágicas para solução de problemas. Mas, assim como você, também tenho que solucionar problemas diariamente, e essas três pequenas dicas ou sugestões, são de coisas que já parei para analisar, e tento todo dia firmar como metas de vida, a fim de melhorar meu serviço e minha qualidade de vida...E acho que, muitas vezes, consigo. Então, boa sorte, e comece já a pensar nessa frase: "quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Curitiba - 51% de Área Verde por Habitante...


Um terço dos pedidos de poda de árvores em Curitiba é negado

Das 6.833 solicitações feitas em Curitiba no ano passado, 34%, o que equivale a 2.323 requerimentos, receberam negativa. Em alguns casos o processo pode demorar anos


Quem imagina que o trâmite de um pedido de corte de árvores é fácil e rápido está enganado. Tanto para propriedade particular como para espaço público, a tramitação segue o Código Florestal de Curitiba, de 2000, e pode levar anos. E não adianta alegar que a árvore está atrapalhando, lembra o superintendente de Controle Ambien tal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Mário Sérgio Rasera. “É preciso que haja um motivo pertinente para o pedido, como o indício de que a árvore pode causar algum dano material ou gerar problemas de desvitalização da área, independentemente da espécie”, explica.
Em 2009, foram recebidos em Curitiba 6.833 pedidos de autorização de cortes em espaço público por meio do telefone 156. Destes, 34%, o que equivale a 2.323 requerimentos, receberam negativa, seja porque não tinham justificativa para o corte ou porque o proprietário não apresentou alternativas.
Rasera diz que o caminho para os pedidos é relativamente simples. Se o interesse for de corte ou poda em vias públicas, é preciso ligar para o 156. Já se a árvore estiver dentro de um terreno particular, é necessário fazer um protocolo na SMMA ou nas Ruas da Cida dania para averiguar a identificação do dono e o histórico da propriedade. Após o pedido, técnicos da secretaria vão ao local para verificar a solicitação. Se necessário, a poda é realizada. “Só em último caso autorizamos o corte da árvore”, alerta Rasera.
Segundo dados da prefeitura, foram realizadas em 2009 2.959 solicitações de corte e poda em área particular. Destas, 71% foram negadas (2,1 mil pedidos). Apenas 859 foram autorizadas. O prazo de apreciação estipulado é de 60 a 90 dias após o pedido.
O superintendente avisa que, se o processo estiver com problemas, a liberação pode demorar. No caso de construção de uma casa, por exemplo, se houver o indeferimento do processo, é preciso que se refaça o projeto até que fique a contento. “Quanto mais vegetação pudermos preservar, melhor, pois quanto mais se conserva, maior o valor econômico do imóvel se o proprietário conseguir potencializar a área verde existente.”
Estresse
Para o corte de uma árvore, é preciso plantar ou entregar quatro novas mudas ao Horto Municipal (veja ilustração). O empresário Ademir Schwartz, 59 anos, proprietário da construtora Empretec, de Francisco Beltrão, sabe bem como funciona o processo. Respon sável pela construção de um prédio de apartamentos no bairro Cristo Rei, em Curitiba, teve de doar 14 mudas de espécie nativa, conforme a legislação, em troca da liberação de corte de dois pinheiros, uma pitangueira e dois citrus.
Segundo ele, o processo durou mais de um ano, período de muito desgate financeiro e estresse. “As árvores impediam o início das obras. Fizemos o projeto e a prefeitura pediu para mudar. Hoje, penso duas vezes antes de comprar um terreno com árvores. Se tiver pinheiro, então, passo longe”, comenta.
Para que problemas assim não aconteçam, o superintendente da SMMA indica que, antes da compra de um imóvel, o interessado obtenha informações sobre o Plano Diretor de Solos, na Secreta ria Municipal de Urba nismo. O projeto será avaliado previamente para identificar o que deve ser mantido ou modificado. “Avalia mos o mínimo que podemos autorizar perante a lei e o máximo que podemos manter por meio da criatividade. Temos de entender os direitos e os deveres desse proprietário.”
Negativas
Há casos em que a espera dura anos. Os moradores de um prédio na Rua Francisco Alves Guimarães, no Cristo Rei, sofriam cada vez que precisavam entrar na garagem. No meio do caminho tinha uma árvore. O síndico Jair Campagnoli, um dos moradores mais antigos do local, recebia várias reclamações. Depois de inúmeros pedidos, a árvore foi cortada há três anos, mas somente porque havia morrido. Duas vistorias foram realizadas, mas a prefeitura alegava que a árvore não era um empecilho. “Tínhamos, entretanto, de realizar manobras mirabolantes”, recorda Campagnoli.
O médico aposentado Luiz (*) ainda aguarda a solução do seu problema. Há 39 anos, mantém uma palmeira ao lado de sua residência, no bairro Água Verde. Com os anos, ela cresceu muito e começou a assustar os moradores pelo risco de cair em cima das casas. Nos últimos seis anos, dois pedidos de corte já foram negados pela SMMA. “O jeito é mandar podar os galhos.”
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/ - 27/01/2010

domingo, 7 de novembro de 2010

16 de Setembro de 1968

Como são engraçadas as coisas...quando eu era pequeno, e vivia no Bairro Bacacheri, em Curitiba (onde resido   atualmente), não haviam muitas opções para alguém com menos de nove anos. Assim, lembro que minha mãe dizia: "pago uma conta enorme de luz, mas quero ele o dia todo em frente à TV". E de fato: eu era uma criança muito ligada à televisão, e minha mãe usava desse "gosto" para me manter sob os olhares vigilantes dela, o dia todo...
Há muitas pessoas, da minha idade, que geralmente falam que viveram em sítio, fazenda, zona rural, e por isso possuem lembranças mais ligadas à natureza, música sertaneja, brincadeiras como "nadar no rio", "subir nas árvores", etc.
Eu, desde cedo, me defini como uma criança urbana e, também, ligada à tecnologia: de tanto ver TV, comecei a prestar mais atenção nas propagandas, na forma como eram feitos os programas...Lembro da televisão preto-e-branco que tínhamos em casa, que tinha válvulas enormes, parecendo essas lâmpadas fluorescentes...
Acho que nossa primeira "TV a Cores" foi comprada ainda em Curitba, antes de nos mudarmos para Foz do Iguaçu (em 1978). E minha memória televisiva há começava a chamar a atenção dos parentes, visto que meu padrinho, numa ocasião, me deu um disco de vinil com as músicas do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", onde eu podia ouvir Gilberto Gil cantando "Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo...Sítio do Pica-Pau amarelo...".
Mas também lembro de ver o Papa em Curitiba (e eu em Foz), a morte da Elis Regina (já sabia cantar "O Bêbado e A Equilibrista"), os programas e especiais infantis (lembram do Raul Seixas cantando "Plunct, Plact, Zoom"?), entre outras coisas da época...


Muito tempo depois, já no fim dos anos 90, e início dos anos 2000, comprei meu primeiro computador...o menino já tinha virado adolescente, e o adolescente já era um adulto, que trabalhava e tinha que "correr atrás do prejuízo"...Comprei meu primeiro computador quando já era professor, mas lembro de ter medo de acessar Internet pois tinha medo de vírus...


A Internet veio tempos depois, e ainda era a paga, daquela que só se acessava depois das duas, no sábado, e aos domingos...nem faz tanto tempo, mas parece uma era!!!


Mas, por que estou dizendo tudo isso? É uma "viagem no tempo"? Não! É uma forma de eu dizer como a Internet tem modificado nossa vida, mesmo a minha, que é ligada a tecnologia desde a infância...


Um exemplo: posso tranquilamente afirmar que "Nasci no dia 16 de setembro de 1968, e meu primiero endereço foi na Rua Valparaíso, 269, Bairro Bacacheri, Curitiba, Paraná, onde morei de 1968 até 1978, aproximadamente". Em outros tempos, essa frase resumiria o início da minha vida. Mas hoje, posso procurar dados na Internet, que nem mesmo eu sabia...




1 - Acessando o Google Maps (foto), posso visualizar o Bairro Bacacheri, atualmente, e ver como está a região onde morei de 1968 a 1978. Primeiramente, percebo que o nome é Rua Valparaizo (com Z) e não com S. Em seguida, vejo que a parte onde eu morava era quase esquina com a Rua Bolívia. Era nessa direção que eu ia, quando ia para o colégio onde fiz primeira e segunda séries: o Colégio Nossa Senhora da Salete, que fica na Rua Lange de Morretes, ao lado do Seminário e da Igreja de Nossa Senhora da Salete. Essas eram os cenários da minha infância, além do muro da Base Aérea...


2 - Acessando a Wikipédia, fico sabendo que 1968 foi declarado como Ano Internacional dos Direitos Humanos, pela ONU, que estava havendo a Guerra do Vietnã, que Martin Luther King foi assassinado, que estava havendo Ditadura no Brasil, que estudantes de vários países estavam protestando por diversas situações e que foi editado o AI-5, entre outras coisas. Fico sabendo que no mês de setembro de 1968 o Deputado Márcio Moreira Alves fez um discurso que irritou os militares (3 de setembro), e foi esse fato que serviu de estopim para a edição do AI-5 e que a Revista Veja foi lançada (11 de setembro). Finalmente, fico sabendo que, no dia 16 de setembro de 1968, teve início o humorístico "Balança Mas Não Cai", na Rede Globo.


3 - Ainda na Wikipédia, posso saber quem nasceu e quem morreu em 1968: a atriz Carolina Ferraz, Lisa Marie Presley (filha do cantor Elvis Presley, aquela que depois casaria com Michael Jackson), a cantora Mara Maravilha, a cantora Celine Dion, a cantora Kylie Minogue, a apresentadora Sandra Annenberg, o ator Eduardo Moscovis, a atriz Lucy Liu, o ator Brendan Fraser, o cantor Alejandro Sanz, o ator Luciano Szafir (pai da Sasha) e a modelo e primeira-dama francesa Carla Bruni, entre outros...Nenhum no dia 16 de setembro...Além de Martin Luther King, faleceram Assis Chateaubriand, dono da TV Tupi, o Senador Robert Kennedy, o cantor Vicente Celestino e o poeta Manuel Bandeira, entre outros.


4 - Em 1968, foram feitos os filmes "2001: Uma Odisséia no Espaço", "Funny Girl", "Planeta dos Macacos", "Romeu & Julieta", "O Bebê de Rosimary" e "Yellow Submarine". Os Beatles lançaram o "Álbum Branco" e os Bee Gees lançaram dois álbuns: "Horizontal" e "Idea".


5 - Para concluir essa "pesquisa" fui ao Youtube, e escrevi 1968. Encontrei essa vídeo, do Geraldo Vandré, cantando "Caminhando e Cantando", o "hino" daquele ano e daquela época...
Acho que não preciso mais falar sobre o quanto a Internet mudou a nossa vida...Eu mesmo me surpreendi com os resultados...E você? Já tentou fazer essa pesquisa sobre a época em que você nasceu? É um exercício de pesquisa e descoberta fantástico...E você pode acessar outro sites, que nem falo aqui...Você pode achar letras de músicas, sites de brinquedos e brincadeiras, biografias de pessoas famosas, etc...



terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pronunciamento de Posse de Dilma Rousseff - 31/10/2010


PRONUNCIAMENTO DE 31 DE OUTUBRO DE 2010
Minhas amigas e meus amigos de todo o Brasil,
É imensa a minha alegria de estar aqui.
Recebi hoje de milhões de brasileiras e brasileiros a missão mais importante de minha vida.
Este fato, para além de minha pessoa, é uma demonstração do avanço democrático do nosso país: pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil. Já registro portanto aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural. E que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade.
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: SIM, a mulher pode!
Minha alegria é ainda maior pelo fato de que a presença de uma mulher na presidência da República se dá pelo caminho sagrado do voto, da decisão democrática do eleitor, do exercício mais elevado da cidadania. Por isso, registro aqui outro compromisso com meu país:
Valorizar a democracia em toda sua dimensão, desde o direito de opinião e expressão até os direitos essenciais da alimentação, do emprego e da renda, da moradia digna e da paz social.
Zelarei pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa.
Zelarei pela mais ampla liberdade religiosa e de culto.
Zelarei pela observação criteriosa e permanente dos direitos humanos tão claramente consagrados em nossa constituição.
Zelarei, enfim, pela nossa Constituição, dever maior da presidência da República.
Nesta longa jornada que me trouxe aqui pude falar e visitar todas as nossas regiões.
O que mais me deu esperanças foi a capacidade imensa do nosso povo, de agarrar uma oportunidade, por mais singela que seja, e com ela construir um mundo melhor para sua família.
É simplesmente incrível a capacidade de criar e empreender do nosso povo. Por isso, reforço aqui meu compromisso fundamental: a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras.
Ressalto, entretanto, que esta ambiciosa meta não será realizada pela vontade do governo. Ela é um chamado à nação, aos empresários, às igrejas, às entidades civis, às universidades, à imprensa, aos governadores, aos prefeitos e a todas as pessoas de bem.
Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte.
A erradicação da miséria nos próximos anos é, assim, uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida.
O Brasil é uma terra generosa e sempre devolverá em dobro cada semente que for plantada com mão amorosa e olhar para o futuro.
Minha convicção de assumir a meta de erradicar a miséria vem, não de uma certeza teórica, mas da experiência viva do nosso governo, no qual uma imensa mobilidade social se realizou, tornando hoje possível um sonho que sempre pareceu impossível.
Reconheço que teremos um duro trabalho para qualificar o nosso desenvolvimento econômico. Essa nova era de prosperidade criada pela genialidade do presidente Lula e pela força do povo e de nossos empreendedores encontra seu momento de maior potencial numa época em que a economia das grandes nações se encontra abalada.
No curto prazo, não contaremos com a pujança das economias desenvolvidas para impulsionar nosso crescimento. Por isso, se tornam ainda mais importantes nossas próprias políticas, nosso próprio mercado, nossa própria poupança e nossas próprias decisões econômicas.
Longe de dizer, com isso, que pretendamos fechar o país ao mundo. Muito ao contrário, continuaremos propugnando pela ampla abertura das relações comerciais e pelo fim do protecionismo dos países ricos, que impede as nações pobres de realizar plenamente suas vocações.
Mas é preciso reconhecer que teremos grandes responsabilidades num mundo que enfrenta ainda os efeitos de uma crise financeira de grandes proporções e que se socorre de mecanismos nem sempre adequados, nem sempre equilibrados, para a retomada do crescimento.
É preciso, no plano multilateral, estabelecer regras mais claras e mais cuidadosas para a retomada dos mercados de financiamento, limitando a alavancagem e a especulação desmedida, que aumentam a volatilidade dos capitais e das moedas. Atuaremos firmemente nos fóruns internacionais com este objetivo.
Cuidaremos de nossa economia com toda responsabilidade. O povo brasileiro não aceita mais a inflação como solução irresponsável para eventuais desequilíbrios. O povo brasileiro não aceita que governos gastem acima do que seja sustentável.
Por isso, faremos todos os esforços pela melhoria da qualidade do gasto público, pela simplificação e atenuação da tributação e pela qualificação dos serviços públicos.
Mas recusamos as visões de ajustes que recaem sobre os programas sociais, os serviços essenciais à população e os necessários investimentos.
Sim, buscaremos o desenvolvimento de longo prazo, a taxas elevadas, social e ambientalmente sustentáveis. Para isso zelaremos pela poupança pública.
Zelaremos pela meritocracia no funcionalismo e pela excelência do serviço público.
Zelarei pelo aperfeiçoamento de todos os mecanismos que liberem a capacidade empreendedora de nosso empresariado e de nosso povo.
Valorizarei o Micro Empreendedor Individual, para formalizar milhões de negócios individuais ou familiares, ampliarei os limites do Supersimples e construirei modernos mecanismos de aperfeiçoamento econômico, como fez nosso governo na construção civil, no setor elétrico, na lei de recuperação de empresas, entre outros.
As agências reguladoras terão todo respaldo para atuar com determinação e autonomia, voltadas para a promoção da inovação, da saudável concorrência e da efetividade dos setores regulados.
Apresentaremos sempre com clareza nossos planos de ação governamental. Levaremos ao debate público as grandes questões nacionais. Trataremos sempre com transparência nossas metas, nossos resultados, nossas dificuldades.
Mas acima de tudo quero reafirmar nosso compromisso com a estabilidade da economia e das regras econômicas, dos contratos firmados e das conquistas estabelecidas.
Trataremos os recursos provenientes de nossas riquezas sempre com pensamento de longo prazo. Por isso trabalharei no Congresso pela aprovação do Fundo Social do Pré-Sal. Por meio dele queremos realizar muitos de nossos objetivos sociais.
Recusaremos o gasto efêmero que deixa para as futuras gerações apenas as dívidas e a desesperança.
O Fundo Social é mecanismo de poupança de longo prazo, para apoiar as atuais e futuras gerações. Ele é o mais importante fruto do novo modelo que propusemos para a exploração do pré-sal, que reserva à Nação e ao povo a parcela mais importante dessas riquezas.
Definitivamente, não alienaremos nossas riquezas para deixar ao povo só migalhas.
Me comprometi nesta campanha com a qualificação da Educação e dos Serviços de Saúde.
Me comprometi também com a melhoria da segurança pública.
Com o combate às drogas que infelicitam nossas famílias.
Reafirmo aqui estes compromissos. Nomearei ministros e equipes de primeira qualidade para realizar esses objetivos.
Mas acompanharei pessoalmente estas áreas capitais para o desenvolvimento de nosso povo.
A visão moderna do desenvolvimento econômico é aquela que valoriza o trabalhador e sua família, o cidadão e sua comunidade, oferecendo acesso a educação e saúde de qualidade.
É aquela que convive com o meio ambiente sem agredi-lo e sem criar passivos maiores que as conquistas do próprio desenvolvimento.
Não pretendo me estender aqui, neste primeiro pronunciamento ao país, mas quero registrar que todos os compromissos que assumi, perseguirei de forma dedicada e carinhosa.
Disse na campanha que os mais necessitados, as crianças, os jovens, as pessoas com deficiência, o trabalhador desempregado, o idoso teriam toda minha atenção. Reafirmo aqui este compromisso.
Fui eleita com uma coligação de dez partidos e com apoio de lideranças de vários outros partidos. Vou com eles construir um governo onde a capacidade profissional, a liderança e a disposição de servir ao país será o critério fundamental.
Vou valorizar os quadros profissionais da administração pública, independente de filiação partidária.
Dirijo-me também aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nesta caminhada. Estendo minha mão a eles. De minha parte não haverá discriminação, privilégios ou compadrio.
A partir de minha posse serei presidenta de todos os brasileiros e brasileiras, respeitando as diferenças de opinião, de crença e de orientação política.
Nosso país precisa ainda melhorar a conduta e a qualidade da política. Quero empenhar-me, junto com todos os partidos, numa reforma política que eleve os valores republicanos, avançando em nossa jovem democracia.
Ao mesmo tempo, afirmo com clareza que valorizarei a transparência na administração pública. Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. Serei rígida na defesa do interesse público em todos os níveis de meu governo. Os órgãos de controle e de fiscalização trabalharão com meu respaldo, sem jamais perseguir adversários ou proteger amigos.
Deixei para o final os meus agradecimentos, pois quero destacá-los. Primeiro, ao povo que me dedicou seu apoio. Serei eternamente grata pela oportunidade única de servir ao meu país no seu mais alto posto. Prometo devolver em dobro todo o carinho recebido, em todos os lugares que passei.
Mas agradeço respeitosamente também aqueles que votaram no primeiro e no segundo turno em outros candidatos ou candidatas. Eles também fizeram valer a festa da democracia.
Agradeço as lideranças partidárias que me apoiaram e comandaram esta jornada, meus assessores, minhas equipes de trabalho e todos os que dedicaram meses inteiros a esse árduo trabalho.
Agradeço a imprensa brasileira e estrangeira que aqui atua e cada um de seus profissionais pela cobertura do processo eleitoral.
Não nego a vocês que, por vezes, algumas das coisas difundidas me deixaram triste. Mas quem, como eu, lutou pela democracia e pelo direito de livre opinião arriscando a vida; quem, como eu e tantos outros que não estão mais entre nós, dedicamos toda nossa juventude ao direito de expressão, nós somos naturalmente amantes da liberdade. Por isso, não carregarei nenhum ressentimento.
Disse e repito que prefiro o barulho da imprensa livre ao silencio das ditaduras. As criticas do jornalismo livre ajudam ao pais e são essenciais aos governos democráticos, apontando erros e trazendo o necessário contraditório.
Agradeço muito especialmente ao presidente Lula. Ter a honra de seu apoio, ter o privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria, são coisas que se guarda para a vida toda. Conviver durante todos estes anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu pais e por sua gente. A alegria que sinto pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida.
Sei que um líder como Lula nunca estará longe de seu povo e de cada um de nós.
Baterei muito a sua porta e, tenho certeza, que a encontrarei sempre aberta.
Sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade. A tarefa de sucedê-lo é difícil e desafiadora. Mas saberei honrar seu legado.
Saberei consolidar e avançar sua obra.
Aprendi com ele que quando se governa pensando no interesse público e nos mais necessitados uma imensa força brota do nosso povo.
Uma força que leva o país para frente e ajuda a vencer os maiores desafios.
Passada a eleição agora é hora de trabalho. Passado o debate de projetos agora é hora de união.
União pela educação, união pelo desenvolvimento, união pelo país. Junto comigo foram eleitos novos governadores, deputados, senadores. Ao parabenizá-los, convido a todos, independente de cor partidária, para uma ação determinada pelo futuro de nosso país.
Sempre com a convicção de que a Nação Brasileira será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ela.
Muito obrigada,

Fontes: Folha Online (Pronunciamento e Imagem das Palavras) e Blog da Dilma (Foto da Candidata)
Negrito: coloquei em negrito algumas frases da Presidente eleita, aquelas que demonstram algumas linhas do que ela pretende fazer, nos próximos quatro anos. Agora, é esperar para ver...Parabéns, Dilma! Boa sorte!